quarta-feira, julho 28, 2010

Brigitte Bardot comemora a proibição das touradas na Catalunha

PARIS — A atriz francesa Brigitte Bardot, famosa por sua defesa dos direitos dos animais, comemorou a decisão do parlamento da Catalunha de proibir as touradas nessa região do nordeste da Espanha a partir de 1o. de janeiro de 2012.

"É uma vitória da democracia sobre os lobbies taurinos. Uma vitória da dignidade sobre a crueldade. A tourada é de um sadismo incrível. Já não estamos nos jogos circenses e é necessário pôr um fim imediato a esta tortura animal", afirmou a ativista em um comunicado.
Bardot precisou que, "depois do êxito legítimo desta iniciativa popular, recorreremos à iniciativa cidadã prevista pelo Tratado de Lisboa, pois abolir a barbárie na Europa é um dever moral".
"Parece-me inútil e doentio orientar o espírito das multidões para espetáculos de sangue e crueldade. Isso só faz alimentar o gosto pela violência que destroi nossa sociedade", considerou.

"A França deve, agora, seguir o exemplo", concluiu Bardot.
O parlamento catalão aprovou nesta quarta-feira com 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas nesta próspera região do nordeste da Espanha, a partir de 2012.

O parlamento regional catalão decidiu dessa maneira aprovar uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) apresentada em dezembro passado pelos opositores das touradas, que consideram essa prática uma barbárie, convertendo-se na segunda região espanhola a proibir sua realização depois das Ilhas Canárias, em 1991.
Fonte

1 comentário:

  1. que legal! Grande conquista para todos nós. Abrirá precedentes para proibição de todas as formas de sadismo envolvendo animais, como vaquejadas, rodeios, torneios mil, palhaçadas que só atraem gente de baixo nível. Mas aos poucos vamos nos elevando culturalmente e moralmente. Ainda bem! BB é maravilhosa!

    ResponderEliminar