Dezenas de pessoas reuniram-se este domingo, dia 15, na rotunda sul, em Fátima, Ourém, para uma manifestação silenciosa pelos animais. A mensagem foi espalhada via facebook pelo Partido Pelos Animais (PPA), na sequência das notícias sobre maus tratos a animais no Santuário de Fátima.
Paulo Borges, porta-voz do PPA, esclareceu a O MIRANTE que o movimento quer propor ao Santuário de Fátima que “use uma pequeníssima parte das elevadas verbas que recebe anualmente para construir um canil/gatil condigno, onde os animais possam viver em boas condições”. “Seria uma forma de o Santuário agir de acordo com os princípios cristãos”, referiu.
A presidente da Associação de Protecção dos Animais Abandonados de Fátima, Céu Romeiro, anunciou que está marcada para dia 31 de Agosto uma reunião com o reitor do Santuário de Fátima, Virgílio Antunes, para debater o futuro dos animais que são encontrados naquele local.
A responsável disse que da parte da Câmara de Ourém tem havido uma repercussão “muito positiva”, estando-se a agir no sentido de construir um canil no concelho.
Fonte: O Mirante
A defesa dos direitos animais ou direitos dos animais, ou da libertação animal, também chamada simplesmente abolicionismo constitui um movimento que luta contra qualquer uso de animais não-humanos que os transforme em propriedades de seres humanos, ou seja, meios para fins humanos.
Mostrar mensagens com a etiqueta Fátima. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fátima. Mostrar todas as mensagens
domingo, agosto 15, 2010
Dezenas de pessoas em protesto silencioso contra alegados maus tratos de animais em Fátima
Dezenas de pessoas participaram hoje, domingo, em Fátima, num protesto silencioso contra os alegados maus tratos de animais no santuário, iniciativa que pretendeu sensibilizar a opinião pública para a situação que os organizadores classificam como "escandalosa".
Concentrados na rotunda sul, os manifestantes, trajados de branco ou preto, envergavam cartazes com a inscrição "Vamos dar voz aos animais" e com frases do Papa João Paulo II ou da madre Teresa de Calcutá, distribuindo aos peregrinos um comunicado a explicar o protesto.
O porta voz do Partido pelos Animais (PPA), que promoveu a iniciativa juntamente com a Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima, fez um balanço "extremamente positivo" do protesto, salientando a presença de pessoas de todo o país "para darem voz aos animais que não a têm e que estão a ser maltratados neste santuário".
Paulo Borges disse esperar que da manifestação resulte "a continuação da sensibilização da opinião pública", mas também "uma maior sensibilização da reitoria do santuário" para um diálogo com as associações que a promoveram e para que considere a sua proposta.
"A nossa proposta é que uma pequeníssima parte das elevadíssimas verbas que são auferidas anualmente no santuário possa ser aplicada na construção de um canil onde os animais possam viver em situações condignas", referiu Paulo Borges, considerando que esta "seria uma actuação perfeitamente de acordo com os princípios cristãos e católicos", além de que "seria uma excelente forma de promover uma boa imagem para o Santuário de Fátima".
Confrontado com o desmentido do santuário, que considerou as acusações de supostos maus tratos a animais como "falsas e caluniosas" e ameaça agir judicialmente contra os autores, e com a investigação da GNR, que concluiu não haver indícios desta situação, o porta voz do PPA remeteu para "reportagens fotográficas" e para outra televisiva.
Por outro lado, salientou que "em Portugal é extremamente difícil que as autoridades se sensibilizem para a evidência de maus tratos aos animais", considerando existir neste âmbito uma "impunidade generalizada".
"Em termos legais, segundo o Código Civil, os animais são considerados meras coisas, portanto há uma falta de sensibilidade das autoridades, há uma falta de sensibilidade jurídica dos magistrados e nós sabemos que é muito difícil levar até às últimas consequências uma investigação deste tipo", observou.
Paulo Borges acrescentou que o que se pretende "é exactamente mostrar que há razões suficientes para não se arquivaram estas investigações, porque há fortes indícios de que os animais são maltratados aqui".
"Pelo menos há uma coisa que o santuário não pode negar: é que os animais abandonados que aqui estão no santuário, que aqui aparecem, são capturados, são entregues à Câmara Municipal de Ourém que, como não tem condições para os manter, vai abatê-los", comentou.
Após o protesto silencioso, os manifestantes vão realizar uma "peregrinação simbólica" até ao local, nas traseiras do santuário, onde alegam que se processam os maus tratos a animais.
Fonte: JN
quinta-feira, agosto 12, 2010
Santuário de Fátima nega maus-tratos a cães
O Santuário de Fátima voltou a manifestar-se contra o que classifica de acusações “falsas e caluniosas”, amplamente divulgadas na internet, segundo as quais, por ordem da Reitoria, são maltratados ou abatidos os cães ali encontrados. “Trata-se de uma tentativa de denegrir a imagem do Santuário de Fátima e da Igreja Católica, pois a campanha foi habilmente lançada na véspera da chegada do Papa Bento XVI a Fátima, em Maio último”, indicam os responsáveis pela instituição. Em comunicado, o padre Virgílio Antunes, Reitor do Santuário, lamenta a convocação de um “Protesto em Fátima – Dia 15 de Agosto de 2010 - Pela forma como são tratados os animais, nomeadamente cães na zona do Santuário”, promovido pela Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF) com o apoio do Núcleo de Ourém do Partido Pelos Animais (PPA). Este responsável precisa, como em comunicado anterior, que as “imagens chocantes” que estão a circular via email e disponibilizadas numa página da rede social “Facebook”, que mostram cães enjaulados, “não foram captadas no Santuário”. O Santuário de Fátima lembra que já foram apresentadas duas queixas junto da GNR, que levou a cabo as respectivas investigações, e que “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus-tratos ou actos que tipifiquem infracção”. Para o Reitor do Santuário, “estamos diante de um caso de manipulação das massas através das redes sociais da Internet, onde as pessoas que recebem os textos difamatórios, não têm possibilidade de verificar a identidade dos remetentes nem a veracidade dos acontecimentos referidos”. O padre Virgílio Antunes condena o “uso abusivo do nome do Santuário de Fátima, instituição querida a muitos milhões de cidadãos portugueses e estrangeiros, em função de uma campanha de defesa dos animais, por os seus autores saberem que esse nome tem um grande alcance mediático”. “A defesa dos animais, uma causa muito nobre, não pode ser feita à custa do ataque a pessoas e instituições respeitáveis, nem à custa de calúnias e difamações, num desrespeito ignóbil pela verdade dos factos, como a referida campanha tem feito”, aponta. O Santuário de Fátima admite, ainda, “agir judicialmente contra as entidades e pessoas promotoras da campanha difamatória contra si perpetrada”. O comunicado identifica a origem de algumas das fotos utilizadas (cuja visualização pode ser chocante para alguns leitores), que podem ser encontradas aqui. Fonte: Agência Ecclesia Nota:Estas são as fotos q circulam na internet: http://vegetugas.blogspot. http://vegetugas.blogspot. Denúncia: http://vegetugas.blogspot. Outras publicações sobre Fátima: http://vegetugas.blogspot. |
quarta-feira, agosto 11, 2010
Santuário de Fátima rejeita acusações de maus tratos a animais
Denúncia do Partido Pelos Animais
O Santuário de Fátima rejeitou hoje as acusações de maus tratos a animais, que classificou de “falsas e caluniosas”, admitindo agir judicialmente contra os autores da campanha “difamatória” que visa “denegrir” a sua imagem.
Em comunicado, a propósito de uma manifestação agendada para domingo de manhã em Fátima pelo Partido Pelos Animais (PPA) “contra os maus tratos aos animais no santuário”, o reitor da instituição garante que “são falsas e caluniosas as acusações amplamente divulgadas na Internet, segundo as quais, por ordem da reitoria do santuário de Fátima, são maltratados ou abatidos os cães ali encontrados”.
Segundo o PPA, “seguranças [do santuário] capturam regularmente todos os cães que encontram, com ou sem dono, e amontoam-nos numa gaiola nas traseiras do santuário, onde são deixados durante dias, ao sol e à chuva, sem comer nem beber, até que a Câmara Municipal de Ourém os venha buscar para abate”. A organização adianta que, “ao serem apanhados, há cães vítimas de dolorosas agressões com foices e alguns são envenenados e abatidos no próprio local”.
O reitor do santuário assegura que “as imagens chocantes, que mostram cães enjaulados, não foram captadas no santuário”, adiantando que “foram retiradas de um site de luta contra os maus tratos a animais, sem que se cite a fonte”. O responsável esclarece que a GNR, depois de apresentadas duas queixas sobre os alegados maus tratos, concluiu que “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
Para o sacerdote, este caso é “uma tentativa de denegrir a imagem do santuário de Fátima e da igreja católica, pois a campanha foi habilmente lançada na véspera da chegada do papa Bento XVI a Fátima, em Maio último”. O reitor considera ainda que, além de “um caso de manipulação das massas através das redes sociais da Internet”, trata-se do “uso abusivo do nome do santuário de Fátima (...) em função de uma campanha de defesa dos animais, por os seus autores saberem que esse nome tem um grande alcance mediático”.
O porta-voz do PPA, Paulo Borges, reconheceu que estão a circular imagens na Internet relacionadas com maus tratos a animais que não foram tiradas no santuário, salientando que essa situação não é da responsabilidade do partido. Paulo Borges adiantou que “a manifestação vai manter-se”, esclarecendo que “além dos maus tratos aos animais”, o PPA contesta que o santuário, “sabendo que os cães vão ser abatidos, os entregue à Câmara”, o que vai “contra os próprios princípios cristãos”.
“É uma espécie de lavar as mãos como Pilatos”, declarou, negando qualquer ataque à igreja católica e manifestando o desejo de que o santuário tome alguma iniciativa, como usar os seus “elevados lucros” para ajudar a construir um canil e gatil em condições.
Fonte: Público
Leia os comentários e deixe a sua opinião!
O Santuário de Fátima rejeitou hoje as acusações de maus tratos a animais, que classificou de “falsas e caluniosas”, admitindo agir judicialmente contra os autores da campanha “difamatória” que visa “denegrir” a sua imagem.
Em comunicado, a propósito de uma manifestação agendada para domingo de manhã em Fátima pelo Partido Pelos Animais (PPA) “contra os maus tratos aos animais no santuário”, o reitor da instituição garante que “são falsas e caluniosas as acusações amplamente divulgadas na Internet, segundo as quais, por ordem da reitoria do santuário de Fátima, são maltratados ou abatidos os cães ali encontrados”.
Segundo o PPA, “seguranças [do santuário] capturam regularmente todos os cães que encontram, com ou sem dono, e amontoam-nos numa gaiola nas traseiras do santuário, onde são deixados durante dias, ao sol e à chuva, sem comer nem beber, até que a Câmara Municipal de Ourém os venha buscar para abate”. A organização adianta que, “ao serem apanhados, há cães vítimas de dolorosas agressões com foices e alguns são envenenados e abatidos no próprio local”.
O reitor do santuário assegura que “as imagens chocantes, que mostram cães enjaulados, não foram captadas no santuário”, adiantando que “foram retiradas de um site de luta contra os maus tratos a animais, sem que se cite a fonte”. O responsável esclarece que a GNR, depois de apresentadas duas queixas sobre os alegados maus tratos, concluiu que “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
Para o sacerdote, este caso é “uma tentativa de denegrir a imagem do santuário de Fátima e da igreja católica, pois a campanha foi habilmente lançada na véspera da chegada do papa Bento XVI a Fátima, em Maio último”. O reitor considera ainda que, além de “um caso de manipulação das massas através das redes sociais da Internet”, trata-se do “uso abusivo do nome do santuário de Fátima (...) em função de uma campanha de defesa dos animais, por os seus autores saberem que esse nome tem um grande alcance mediático”.
O porta-voz do PPA, Paulo Borges, reconheceu que estão a circular imagens na Internet relacionadas com maus tratos a animais que não foram tiradas no santuário, salientando que essa situação não é da responsabilidade do partido. Paulo Borges adiantou que “a manifestação vai manter-se”, esclarecendo que “além dos maus tratos aos animais”, o PPA contesta que o santuário, “sabendo que os cães vão ser abatidos, os entregue à Câmara”, o que vai “contra os próprios princípios cristãos”.
“É uma espécie de lavar as mãos como Pilatos”, declarou, negando qualquer ataque à igreja católica e manifestando o desejo de que o santuário tome alguma iniciativa, como usar os seus “elevados lucros” para ajudar a construir um canil e gatil em condições.
Fonte: Público
Leia os comentários e deixe a sua opinião!
| Resposta ao comunicado publicado pela Reitoria do Santuário de Fátima |
No seguimento do comunicado publicado no sítio electrónico da Reitoria do Santuário de Fátima, esclarece-se o seguinte: - as fotografias que constituem parte do fundamento para o dito protesto são as que se encontram na posse da presidente da Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF), entidade organizadora do protesto; qualquer outra fotografia é, no que a este assunto diz respeito, irrelevante; - o objectivo do protesto não é difamar, caluniar ou denegrir a imagem do Santuário de Fátima ou da Igreja Católica; - nunca houve qualquer intenção de utilizar a vinda do Papa Bento XVI a Portugal para denunciar a situação dos animais nas imediações e no recinto do Santuário de Fátima; - o PPA considera ofensivo e demonstração de má-fé o uso do advérbio “habilmente” para qualificar uma campanha difamatória que nunca existiu; - no que a este assunto diz respeito, ao PPA apenas move a luta pela dignificação das condições de vida dos animais que se encontrem nas imediações e recinto do Santuário de Fátima; - o objectivo do protesto é denunciar a situação dos animais no recinto do Santuário e exigir a alteração da mesma; - o objectivo do protesto é divulgar a solução proposta pela Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima com o apoio do Núcleo de Ourém do Partido Pelos Animais: a construção de um canil/gatil com as condições necessárias para abrigar os animais com a dignidade e o respeito que lhes é devido; - o PPA encontra-se sempre disponível para, a qualquer momento, iniciar diálogo aberto e franco com os responsáveis pela Reitoria, no sentido de encontrar uma resposta que dignifique não apenas os animais não humanos mas de igual modo os animais humanos, que só no exercício do respeito e compaixão por todos os seres podem encontrar a sua própria plena realização. Quinta-feira, 12 de Agosto de 2010 A Comissão Coordenadora do Partido Pelos Animais |
quarta-feira, julho 14, 2010
Comunicado da Reitoria do Santuário de Fátima
COMUNICADO DA REITORIA DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA
SOBRE ACUSAÇÕES DE MAUS TRATOS E ABATE ILEGAL DE CÃES
Desde o dia 11 de Maio deste ano, a Reitoria do Santuário de Fátima tem
vindo a receber muitas mensagens por correio electrónico, e muitos
telefonemas, com acusações de prática de maus tratos e abate ilegal de cães,
praticados por funcionários do mesmo Santuário de Fátima e em obediência a
ordens dadas por aquela Reitoria.
Pela leitura das mensagens e pelo teor dos telefonemas recebidos,
depreende-se que as acusações têm origem em textos e fotografias
profusamente divulgados na Internet.
A Reitoria do Santuário de Fátima teve também conhecimento de que o Núcleo
de Protecção Ambiental do Destacamento da GNR de Tomar recebeu uma “Denúncia
SOS Ambiente nº 1505/10, em 12 de Maio de 2010, a informar que os cães
recolhidos no Santuário de Fátima eram abatidos ilegalmente e maltratados”,
em sequência da qual foi desenvolvido um processo de investigação.
Desde os primeiros instantes em que aquelas acusações foram conhecidas, os
responsáveis da Reitoria do Santuário têm-se interrogado sobre a
conveniência de se fazer um comunicado de esclarecimento, tendo decidido
aguardar pelo resultado daquele processo de investigação.
Com data de 7 de Julho de 2010, a Reitoria do Santuário de Fátima recebeu um
documento da Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial de Santarém –
Destacamento Territorial de Tomar, com o relatório relativo a “Queixas sobre
maus tratos e abate ilegal de cães, na Freguesia de Fátima, Concelho de
Ourém”, o qual, “em conclusão”, refere que “não foram descobertos nenhuns
animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
Perante isto, a Reitoria do Santuário de Fátima comunica agora o seguinte:
1 – Devido a frequentes queixas sobre a presença de cães abandonados dentro
da sua área, o Santuário de Fátima tem procedido à sua recolha, sendo eles
posteriormente entregues no canil municipal de Ourém.
2 – Porém, não dá ordens que contemplem maus tratos ou abate dos animais,
nem tem conhecimento de que haja ocorrências dessa natureza.
3 – As orientações dadas são no sentido de que tudo se faça em total
sintonia com a legalidade e as instituições competentes nesta matéria.
4 – Por isso, a Reitoria do Santuário de Fátima rejeita aquelas acusações e
esclarece que as imagens publicadas que possam indiciar maus tratos ou abate
de cães não são reconhecidas como tendo sido fotografadas no Santuário de
Fátima.
Reitoria do Santuário de Fátima, 13 de Julho de 2010
Santuário de Fátima desmente acusações de maus tratos a animais
O Santuário de Fátima veio desmentir as acusações sobre maus tratos a animais que têm vindo a ser difundidas através da Internet pela Frente Acção Animal. Segundo comunicado divulgado à comunicação social, a Reitoria do Santuário recebeu um documento da GNR de Tomar, que se encontrava a investigar o caso, onde se conclui que “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
O Santuário de Fátima refere que “devido a frequentes queixas sobre a presença de cães abandonados dentro da sua área, o Santuário de Fátima tem procedido à sua recolha, sendo posteriormente entregues no canil municipal de Ourém”. Aponta também que “não dá ordens que contemplem maus tratos ou abate dos animais, nem tem conhecimento de que haja ocorrências dessa natureza”, garantindo que “as orientações dadas são no sentido de que tudo se faça em total sintonia com a legalidade e as instituições competentes nesta matéria”.
Termina referindo que “a Reitoria do Santuário de Fátima rejeita aquelas acusações e esclarece que as imagens publicadas que possam indiciar maus tratos ou abate de cães não são reconhecidas como tendo sido fotografadas no Santuário de Fátima”. O comunicado refere que a Reitoria preferiu aguardar pela conclusão do processo de investigação da GNR para se manifestar.
Fonte: O Mirante
Santuário de Fátima nega acusações de maus-tratos e abate ilegal de cães
Comunicado da Reitoria assegura que os animais recolhidos são entregues no canil municipal de Ourém
A Reitoria do Santuário de Fátima negou hoje, em comunicado, as acusações de “prática de maus-tratos e abate ilegal de cães”, praticados por funcionários do mesmo Santuário.
O documento admite “frequentes queixas sobre a presença de cães abandonados” dentro do recinto e adianta que “o Santuário de Fátima tem procedido à sua recolha, sendo eles posteriormente entregues no canil municipal de Ourém”.
Os responsáveis pelo Santuário, contudo, negam em absoluto quaisquer “ordens que contemplem maus-tratos ou abate dos animais”, assegurando que não tem conhecimento de “ocorrências dessa natureza”.
“As orientações dadas são no sentido de que tudo se faça em total sintonia com a legalidade e as instituições competentes nesta matéria”, esclarece o comunicado.
As acusações, indica a instituição, têm origem em “textos e fotografias profusamente divulgados na Internet”, incluindo a rede social Facebook.
A Reitoria “rejeita aquelas acusações e esclarece que as imagens publicadas que possam indiciar maus-tratos ou abate de cães não são reconhecidas como tendo sido fotografadas no Santuário de Fátima”.
Segundo o Santuário, o Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento da GNR de Tomar recebeu uma “Denúncia SOS Ambiente n.º 1505/10, em 12 de Maio de 2010, a informar que os cães recolhidos no Santuário de Fátima eram abatidos ilegalmente e maltratados”, em sequência da qual foi desenvolvido um processo de investigação.
Na sequência da investigação “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus-tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
Fonte: Agência Ecclesia
Fonte:Diário de Leiria
SOBRE ACUSAÇÕES DE MAUS TRATOS E ABATE ILEGAL DE CÃES
Desde o dia 11 de Maio deste ano, a Reitoria do Santuário de Fátima tem
vindo a receber muitas mensagens por correio electrónico, e muitos
telefonemas, com acusações de prática de maus tratos e abate ilegal de cães,
praticados por funcionários do mesmo Santuário de Fátima e em obediência a
ordens dadas por aquela Reitoria.
Pela leitura das mensagens e pelo teor dos telefonemas recebidos,
depreende-se que as acusações têm origem em textos e fotografias
profusamente divulgados na Internet.
A Reitoria do Santuário de Fátima teve também conhecimento de que o Núcleo
de Protecção Ambiental do Destacamento da GNR de Tomar recebeu uma “Denúncia
SOS Ambiente nº 1505/10, em 12 de Maio de 2010, a informar que os cães
recolhidos no Santuário de Fátima eram abatidos ilegalmente e maltratados”,
em sequência da qual foi desenvolvido um processo de investigação.
Desde os primeiros instantes em que aquelas acusações foram conhecidas, os
responsáveis da Reitoria do Santuário têm-se interrogado sobre a
conveniência de se fazer um comunicado de esclarecimento, tendo decidido
aguardar pelo resultado daquele processo de investigação.
Com data de 7 de Julho de 2010, a Reitoria do Santuário de Fátima recebeu um
documento da Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial de Santarém –
Destacamento Territorial de Tomar, com o relatório relativo a “Queixas sobre
maus tratos e abate ilegal de cães, na Freguesia de Fátima, Concelho de
Ourém”, o qual, “em conclusão”, refere que “não foram descobertos nenhuns
animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
Perante isto, a Reitoria do Santuário de Fátima comunica agora o seguinte:
1 – Devido a frequentes queixas sobre a presença de cães abandonados dentro
da sua área, o Santuário de Fátima tem procedido à sua recolha, sendo eles
posteriormente entregues no canil municipal de Ourém.
2 – Porém, não dá ordens que contemplem maus tratos ou abate dos animais,
nem tem conhecimento de que haja ocorrências dessa natureza.
3 – As orientações dadas são no sentido de que tudo se faça em total
sintonia com a legalidade e as instituições competentes nesta matéria.
4 – Por isso, a Reitoria do Santuário de Fátima rejeita aquelas acusações e
esclarece que as imagens publicadas que possam indiciar maus tratos ou abate
de cães não são reconhecidas como tendo sido fotografadas no Santuário de
Fátima.
Reitoria do Santuário de Fátima, 13 de Julho de 2010
| de | Reitoria S. F. | ||
| para | maluvfx@gmail.com | ||
| data | 14 de julho de 2010 11:55 | ||
| assunto | RE: Animal abuse at Fatima Shrine | ||
Santuário de Fátima desmente acusações de maus tratos a animais
O Santuário de Fátima veio desmentir as acusações sobre maus tratos a animais que têm vindo a ser difundidas através da Internet pela Frente Acção Animal. Segundo comunicado divulgado à comunicação social, a Reitoria do Santuário recebeu um documento da GNR de Tomar, que se encontrava a investigar o caso, onde se conclui que “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
O Santuário de Fátima refere que “devido a frequentes queixas sobre a presença de cães abandonados dentro da sua área, o Santuário de Fátima tem procedido à sua recolha, sendo posteriormente entregues no canil municipal de Ourém”. Aponta também que “não dá ordens que contemplem maus tratos ou abate dos animais, nem tem conhecimento de que haja ocorrências dessa natureza”, garantindo que “as orientações dadas são no sentido de que tudo se faça em total sintonia com a legalidade e as instituições competentes nesta matéria”.
Termina referindo que “a Reitoria do Santuário de Fátima rejeita aquelas acusações e esclarece que as imagens publicadas que possam indiciar maus tratos ou abate de cães não são reconhecidas como tendo sido fotografadas no Santuário de Fátima”. O comunicado refere que a Reitoria preferiu aguardar pela conclusão do processo de investigação da GNR para se manifestar.
Fonte: O Mirante
Santuário de Fátima nega acusações de maus-tratos e abate ilegal de cães
Comunicado da Reitoria assegura que os animais recolhidos são entregues no canil municipal de Ourém
A Reitoria do Santuário de Fátima negou hoje, em comunicado, as acusações de “prática de maus-tratos e abate ilegal de cães”, praticados por funcionários do mesmo Santuário.
O documento admite “frequentes queixas sobre a presença de cães abandonados” dentro do recinto e adianta que “o Santuário de Fátima tem procedido à sua recolha, sendo eles posteriormente entregues no canil municipal de Ourém”.
Os responsáveis pelo Santuário, contudo, negam em absoluto quaisquer “ordens que contemplem maus-tratos ou abate dos animais”, assegurando que não tem conhecimento de “ocorrências dessa natureza”.
“As orientações dadas são no sentido de que tudo se faça em total sintonia com a legalidade e as instituições competentes nesta matéria”, esclarece o comunicado.
As acusações, indica a instituição, têm origem em “textos e fotografias profusamente divulgados na Internet”, incluindo a rede social Facebook.
A Reitoria “rejeita aquelas acusações e esclarece que as imagens publicadas que possam indiciar maus-tratos ou abate de cães não são reconhecidas como tendo sido fotografadas no Santuário de Fátima”.
Segundo o Santuário, o Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento da GNR de Tomar recebeu uma “Denúncia SOS Ambiente n.º 1505/10, em 12 de Maio de 2010, a informar que os cães recolhidos no Santuário de Fátima eram abatidos ilegalmente e maltratados”, em sequência da qual foi desenvolvido um processo de investigação.
Na sequência da investigação “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus-tratos ou actos que tipifiquem infracção”.
Fonte: Agência Ecclesia
Fonte:Diário de Leiria
quinta-feira, junho 03, 2010
Associação denuncia maus tratos a animais abandonados em Fátima
Câmara Municipal de Ourém diz que vai averiguar acusação de associação
| Santuário de Fátima não faz qualquer comentário às acusações de que é alvo. |
A auto-denominada Frente de Acção Animal pôs a circular na Internet a denúncia de alegados maus tratos de que são alvo os cães abandonados que aparecem na zona do Santuário de Fátima. Contactada por O MIRANTE, a GNR confirmou que recebeu uma denúncia relacionada com essa situação mas, do que foi apurado, diz desconhecer maus tratos a animais no local. Segundo a informação divulgada, os animais são recolhidos e albergados em más condições na zona das oficinas do Santuário até serem entregues à responsabilidade da Câmara de Ourém, entidade que está a averiguar a situação. O MIRANTE contactou o Santuário de Fátima, mas até ao fecho desta edição não foi prestado qualquer esclarecimento.
No comunicado da Frente de Acção Animal pode ler-se que “as ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, sejam capturados pelos seguranças” e colocados numa caixa com grades. A dita caixa, dizem, estará na zona das oficinas do Santuário, onde os animais permanecem “durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé...”.
Aí permanecem, segundo a associação, “até que a carrinha da Câmara de Ourém tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias”. O comunicado questiona a Câmara de Ourém sobre o prometido canil para recolher animais abandonados.
Céu Romeiro, da Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF), referiu a O MIRANTE que desconhece há quanto tempo se passa esta situação. Referiu ainda estranhar o “silêncio” da Câmara de Ourém e do Santuário de Fátima.
Câmara de Ourém projecta construção de novo canil
Após os pedidos de esclarecimento solicitados por O MIRANTE, a Câmara de Ourém emitiu um comunicado dizendo que o veterinário municipal “está a apurar a veracidade dos factos denunciados”. Referindo lamentar que ainda não existam no município instalações que dêem resposta condigna a cães e gatos abandonados, informa que “o actual executivo assumiu como prioridade esta acção, em respeito pela dignidade e direitos dos animais e também da segurança e saúde públicas”.
Está equacionada uma localização, adjacente ao estaleiro municipal, “de forma a optimizar recursos de funcionamento e segurança, encontrando-se o projecto a ser desenvolvido nos serviços da autarquia”. Na mesma nota refere-se também que “foram estabelecidos contactos com a Câmara Municipal de Torres Novas de forma a encontrar-se a solução transitória no âmbito do canil/gatil intermunicipal aí sedeado”.
O veterinário municipal, António Pereira, também diz não ter conhecimento sobre os maus tratos a animais no Santuário. Sublinhou ainda que em Fátima são abandonados dezenas de animais. Estes, explicou, são então recolhidos pelos serviços municipais. Os animais seguem para o canil municipal, em Ourém, onde “permanecem três semanas a um mês, no mínimo”. A ordem de serviço para que os animais sejam abatidos tem que ser assinada pelo vereador responsável.
Os serviços também recolhem, de forma gratuita, animais entregues voluntariamente ao canil. “Não conseguimos dar escoamento a todos os animais entregues, mas doamos todos aqueles em que é manifestado interesse”, destacou.
Fonte: O Mirante
Fonte: O Mirante
sexta-feira, maio 28, 2010
Há queixas de maus tratos a cães em Fátima
Para já, as autoridades que gerem aquele espaço de culto remetem-se ao silêncio. "Só nos pronunciaremos no momento que consideramos oportuno", disse, ao DN, Leopoldina Simões, responsável pela sala de imprensa do santuário da Cova da Iria.
Na Internet, circulam um punhado de fotos que atestam as alegadas atrocidades. Foi mesmo criado um grupo numa rede social (designado por 'Escândalo no Santuário de Fátima/matança de inocentes') que , de anteontem para ontem, aumentou mais de 1500 membros. Neste , onde se faz eco destas denúncias da APAAF. A criadora deste grupo no Facebook, Joana Teixeira Dumas, explicou ao DN que antes desta iniciativa enviou várias mensagens de correio electrónico para a Reitoria do Santuário de Fátima. "Até agora, ninguém respondeu. Não tenho antipatia nem simpatia pela Igreja, aquilo que me move é a defesa dos animais. Mas não deixa de ser irónico isto estar a acontecer em Fátima".
O dedo acusador da APAAF (criada em Setembro de 2009 e que já tem 43 membros) também contempla os serviços da Câmara Municipal de Ourém "por inexistência de um canil/gatil condigno", refere Céu Romeiro. A presidente desta associação, funcionária da biblioteca José Saramago no Instituto Polítécnico de Leiria, assegura ao DN que as fotografias que demontram os maus tratos "são verdadeiras e são a prova concreta do que se está a passar em Fátima".
Sem querer, para já, desmentir estas acusações, fonte da autarquia disse ontem ao DN que "o serviço municipal de veterinária está a tentar apurar a credibilidade da denúncia, uma vez que, há factos que não são novos e, de tempos a tempos, surgem estas recorrentes denúncias" na praça pública. Ainda assim, a mesma fonte da Câmara Municipal de Ourém confirma que "o actual canil municipal não tem as melhores condições, estando já em fase de projecto a nova infra-estrutura, que ficará situada no estaleiro municipal". A polémica na Net, essa, cresce de hora a hora.
Fotos de horror no santuário de Fátima
terça-feira, maio 11, 2010
ESCÂNDALO no santuário de Fátima
O ESCÂNDALO do Santuário de Fátima em relação ao abate de animais é conhecido de muitos, mas ninguém ainda conseguiu parar esta crueldade.
As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto.
Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas.
Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou cologas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.
Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foiçes de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes estremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas.
Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Camara de Ourem tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.
Quem nos informou, disse-nos também, que os cães que lá estão, vivem os poucos dias que lhes resta em condições extremamente miseráveis.
A Camara Municipal de Ourém tem prometida (á demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Camara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esqueçendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponivel para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autarquicas.
A FAA soube também que existe um engenheiro que reporta directamente á reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais dificeis de apanhar...
Não conseguimos ter acesso ao seu nome, mas sabemos que existe apenas um engenheiro com funções ligadas á área verde que circunda o santuário.
Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Camara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão.
Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram á noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus tratos contra os animais prepertados num local "sagrado".
Não sabemos quantos animais foram mortos com a chegada do 13 de Maio e com a vinda do actual representante da Igreja Católica a Fátima, mas acreditamos que quem lá for, não vê nenhum cão, porque as ruas foram limpas, tal como é sempre feito com uma regularidade impressionante.
Esta é uma situação abominável, pela parte de quem se diz representante de Deus, não é compreensivel tamanha crueldade num espaço que querem fazer sagrado e que eles próprios profanam e o sujam de morte e sangue.
Deixamos aqui o contacto do Santuário, para quem quizer mostrar a sua indignação perante esta monstruosa atitude.
Peçam para encaminhar a vossa chamada para a reitoria:
249 539 600
Deixamos também os contactos de email:
reioria@fátima.pt
reioria@fátima.pt
A Frente de Acção Animal agradece a todos, e todos juntos vamos conseguir acabar com este crime para com os animais.
Denuncie maus-tratos e abandonos de animais para:
Telfs: 808200520 / 961195298
"Entre a brutalidade para com o Animal e a crueldade para com o Homem, a unica diferença á a Vitima"
domingo, maio 02, 2010
Fotos de horror no santuário de Fátima
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais."
Abraham Lincoln
Minhas queridas amigas e amigos dos animais,
Como prometi aqui estão as provas em como no Santuário se maltratam os animais. Só falta a foto da foice mas ainda está na máquina da minha amiga, que neste momento não ma pode passar para o computador....com estas fotos podem provar que não é mentira o que alguém começou por dizer e eu corroborei, infelizmente....já é tempo de situações como estas acabarem e não quero dizer que todas as pessoas no Santuário estejam felizes com esta situação, não estão....tenho lá amigos que não podem dar a cara por receio de perderem os seus empregos, que me ajudaram a tirar vários de lá e eles próprios encarregam-se de os encaminhar para amigos e família, mas que tudo isto é uma realidade é....aqui está a prova.
Quem quiser ajudar faça o que puder....contra factos não há argumentos. Mandem agora email's para todas as entidades do Santuário, CM Ourém e quaisquer outra identidade que achem pertinente....estas imagens são motivo de grande tristeza e de luto....Reparem na foto em que estão os animais mortos todos amontoados , possivelmente à espera do carro do lixo....animais com coleira por conseguinte com dono....os passaritos mortos....um cão já meio enterrado....o guarda que foi apanhado e parou de o arrastar pois viu que o meu amigo lhe estava a tirar a foto e que ficou depois muito chateado....não foi a tempo de não ficar na foto....tudo isto seria evitado se Fátima tivesse um canil / Gatil, e tem um óptimo sitio para isso, que em principio segundo CM Ourém é a antiga ETAR de Fátima....mas já lá vão várias reuniões....e continuamos na mesma....quem utilizar este mail que seja por amor aos canitos , para que eles tenham a possibilidade de ter um cantinho onde possam ser alimentados, tratados e posteriormente encaminhados para boas famílias....è uma realidade que os cães gostam muito de ir para o Santuário muito simplesmente por haver muito estrangeiro, alguns conheço, que pedem os restos nos hotéis e os vão alimentar lá....na melhor das intenções mas com resultados terríveis para os animais....
Não tenho mais palavras para mostrar o meu repudio por toda esta situação e só espero que todos juntos consigamos sensibilizar todas estas entidades para este grave problema...Como já disse não é com um espírito de intolerância e sim por um grande amor pelos canitos, que revelo esta situação, até porque continuo a acreditar que hajam pessoas no santuário que desconheçam esta situação mas, haverá outras que primam por uma grande crueldade e é para essas para que sejam afastadas ou sensibilizadas que NÃO MAIS isto poderá acontecer....já há muita gente atenta....
BEM HAJAM POIS JÁ NÃO NOS SENTIMOS TÃO SÓS....OBRIGADA
Céu Romeiro APAAF
--
“Os cães são a nossa ligação ao paraíso. Não conhecem o mal, a inveja ou a insatisfação”
Milan Kundera
mas sentem dor, tristeza, sentem o abandono....
Linha solidária 760 20 70 60.
Ao ligar está a alimentar um animal
Subscrever:
Mensagens (Atom)

.png)
