sábado, setembro 05, 2015

Embalagens Solidárias: "Devemos dar como queremos receber"

Imagem da embalagem solidária disponível nos CTT

A campanha é dos CTT e visa o envio gratuito de bens para instituições de solidariedade social.

Sabe o que é uma "Embalagem Solidária"? A maioria dos portugueses não sabe, mas trata-se de um "Projecto dos CTT de luta contra a pobreza e exclusão social". Estas embalagens são disponibilizadas nas lojas dos CTT para doações em género. O seu envio é gratuito; basta voltar a entregá-la na rede de atendimento (loja CTT). Após a escolha do endereço da instituição, a embalagem chegará ao destino através da rede de distribuição dos CTT.

Na página dos CTT online não se encontra informação sobre estas embalagens solidárias. Mas após pedido de informação via e-mail , esclareceram que este projecto de luta contra a pobreza e exclusão social está em vigor desde o dia 9 de Outubro de 2008: "Os CTT convidam os cidadãos de todo o país a fazer donativos em géneros para um número alargado de instituições de solidariedade social, nacionais e locais, de uma maneira fácil, rápida e eficaz", referiram.

A publicação desta informação e da possibilidade de ajudar por uma utilizadora na sua página do Facebook levou a que o "post" já conte com 13 mil partilhas em apenas dois dias. Surpresa é a reacção presente nos comentários à publicação. Como é que uma campanha de solidariedade não é divulgada devidamente? Como é que os meios de comunicação não falam desta possibilidade de ajudar gratuitamente? Como é que nos próprios postos dos CTT não existe qualquer informação referente a este serviço?

A lista de instituições aderentes a este projecto inclui várias associações, como ABRAÇO, SOL, Fundação AMI, Cruz Vermelha Portuguesa, LNCF e Comunidade Vida e Paz, todas com necessidades que vão desde bens alimentares, roupas, livros, material informático, até cabos eléctricos para reciclagem. Na página online da Comunidade Vida a Paz, no separador "Doações em Género", pode ler-se: "Partilhe connosco a sua despensa. O que para si é um item a ocupar espaço na despensa, pode significar muito para um dos beneficiários da Comunidade".

Muitas pessoas têm-se mostrado dispostas a ajudar, e sempre que surgem campanhas solidárias existem novos números que espelham a generosidade dos portugueses. Esta forma de ajudar está a ser aplaudida por muitos. "Devemos dar como queremos receber" é o provérbio popular inscrito na embalagem. Embora a divulgação fique aquém do devido destaque que merece, para muitos dos internautas.

1 comentário:

  1. Excelente post! :D
    Eu já fiz a minha contribuição este ano e ainda falta mais ;)

    ResponderEliminar