segunda-feira, agosto 06, 2012

Os animais têm direitos?

Evolução moral das sociedades humanas, a questão relativa á inclusão dos animais não só na esfera do direito moral mas também na vertente deontológica, até pode parecer disparate, mas... atentem o seguinte:
"... de facto, no passado usou-se efectivamente a ideia de «Direitos dos Animais» para parodiar a defesa dos direitos das mulheres. Quando Mary Wollstonecraft, uma precursora das feministas posteriores, publicou em 1792 " Uma Defesa dos Direitos das Mulheres, as suas ideias foram vistas por muitos como absurdas e foram satirizadas numa publicação anónima intitulada " Uma Defesa dos Direitos das Bestas..."
Perspectivas e argumentos de Pedro Galvão

É claro que está implícito que a batalha que travavam pelos direitos das mulheres encontravam dificuldades em tudo semelhantes aquelas que nós DdA's temos quando falamos sobre direito Animal, na verdade hoje, tirando algumas situações de foro cultural e outras de caracter social que trazem prejuízo para o sexo feminino de forma injusta, é aceite que não existem diferenças entre homem e mulher, têm os dois além do mesmo estatuto moral as mesmas oportunidades (ainda que na prática ás vezes não seja assim, era assim que deveria ser).

Não tenho duvida que a evolução da conduta ética dos povos caminha no sentido de uma maior responsabilização relativamente aos animais, acredito que cada vez mais se ajuste a nossa acção tendo em conta as características intrínsecas do indivíduo e não a validação da acção pelo facto de ele não ser da nossa espécie, isso é para mim claro que é cada vez mais irrelevante, tendo em conta a maior informação disponível sobre esses mesmos indivíduos .

Para ser justo e racional nas minhas acções, para agir de forma compassiva e altruísta tenho de ter em conta todos os pressupostos de identificação do sujeito, daquele que será alvo da minha acção.

Defender a equidade entre humanos e não humanos é facilmente defensável á luz dos principios universalizaveis de uma ética clara , que tem em conta a principal característica de defesa racional de um ser... a senciencia.
Morato Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário