domingo, novembro 06, 2011

Factos e números

Portugal:

Fevereiro e Março de 2007, estudo nacional realizado em Portugal por Metris Gfk:

“Considera que a tourada deveria ser proibida por lei em Portugal?”

50,5% dos entrevistados respondeu “Sim”

• 39,5% respondeu “Não”

“Gostaria que o Município da cidade onde reside a declarasse uma cidade onde as actividades relacionadas com tourada não são autorizadas?”

52,4% dos entrevistados respondeu “Sim”

• 36,8% respondeu “Não”

Apesar da crença popular fora de Portugal, os touros das touradas portuguesas são sempre magoados com diversas bandarilhas e várias vezes são mortos (em muitas touradas são mortos em público e nas restantes são mortos em privado depois do “espectáculo”).


Espanha:

O estudo realizado em 2006 pela Gallup sobre a opinião dos espanhóis em relação à tourada mostrou que 72,10% dos espanhóis não está interessado de todo na tourada e que apenas 7,40% está muito interessado; na Catalunha mais de 80% não mostra qualquer tipo de interesse.
As actividades tauromáquicas são fortemente subsidiadas em Espanha por todos os níveis do Governo nacional. Estima-se que em Espanha, por ano, mais de 550 milhões de euros do dinheiro dos contribuintes é destinado à indústria pró-tourada3.

Em Espanha, o número oficial de touros mortos em touradas oficiais em arenas permanentes é de 11.4584  no ano de 2006. No entanto, considerando as muitas touradas em arenas móveis e os toiros que são mortos durante treinos e outros eventos relacionados com touradas, estima-se que pelo menos 40.000 toiros sejam mortos pela indústria tauromáquica todos os anos na Europa, e cerca de 250.000 no mundo inteiro.

A tourada é ilegal em algumas regiões de Espanha, incluindo as Ilhas Canárias. Está em declínio forte noutras regiões, existindo apenas duas arenas activas nas províncias de Galiza e Astúrias e apenas uma arena de toiros na Catalunha.
Em Espanha existem, no mínimo, 42 escolas de toureio onde as crianças são ensinadas a ferir e matar toiros.
A regulamentação espanhola não permite que crianças com menos de 16 anos possam matar toiros em eventos públicos e então elas são frequentemente mandadas para o México, onde não existe limite etário.
O canal televisivo espanhol RTVE deixou de fazer a cobertura ao vivo das touradas em Agosto de 2007.


França:

Um estudo realizado em 2003 em França demonstrou que 73% da população francesa é contra a tourada, e que apenas 5% é fortemente a favor (TNS Sofres, encarregada pela Franz Weber Foundation).

A tourada ocorre em apenas cerca de 10% do território francês. Apesar do facto do código penal reconhecer as touradas como “actos cruéis e maus-tratos severos para com os animais” (artigo 521 – 1), é permitido que a tourada continue nesta área minoritária como uma “tradição local ininterrupta” (7).

A indústria tauromáquica francesa mantém-se activa graças a financiamento público. Recebe dinheiro de cidades e/ou departamentos, regiões, Estado e da UE. A dependência de fundos públicos pelas touradas levou a que a cidade de Arles, no sul de França, se endividasse em 300.000 euros devido ao festival taurino Féria 2008 e Bayonne2 se endividasse €247.250 em 2007.

Em França existem 4 escolas de toureio.


Europa:

A UE subsidia a criação de toiros bravos em sistema extensivo.
Num estudo realizado em 2003 em diversos países europeus, 93% dos alemães, 81% dos belgas e 82% dos suíços afirmaram ser contra a tourada (TNS Sofres, encarregada pela Franz Weber Foundation).

89% dos britânicos afirma que nunca visitaria uma tourada quando estivesse em férias.

76% afirma que é errado a indústria do turismo promover uma tourada de qualquer forma (sondagem ComRes, de Abril de 2007, encarregada pela League Against Cruel Sports).

*1 La Provence, 29 Março 2008
*2 Dados revelados pelo conselho da cidade de Bayone n° 44 (25 Outubro 2007)
*3 Stop Our Shame, Espanha (www.stopourshame.com)
*4 Ministério do Interior de Espanha

Oiça o seminário que teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 4 de Junho de 2008, em que vários peritos discutiram estas questões:
Seminar1  Seminar2   Seminar3   Seminar4




Esta página foi traduzida em português pela associação Acção Animal 


cas stieren  stop our shame wspa  League against cruel sports
Fundacion FAADA        peta
    


Sem comentários:

Enviar um comentário