terça-feira, novembro 08, 2011

DESMISTIFICAÇÃO DO AFICIONADO

Sou contra a tourada e vim apenas falar um bocadinho, porque lutar pelo fim deste ritual milenar vergonhoso já o faço fora daqui e penso que será muito mais proveitoso do que alimentar discussões partidárias sem objectivo. aproveito para dizer que considero este um falso fórum porque qualquer indivíduo que aqui entre nunca vai ter a oportunidade de ouvir o outro de forma civilizada sem obter como respostas rancorosas que dão origem a discursos falaciosos.
bem, o ser humano é indiscutivelmente um sistema que integra vários processos. basicamente eles comportam o saber, o sentir e o fazer (processos cognitivos, emotivos e conativos). eu vou fazer a minha pequena análise visto que considero aficionados não humanos.
1- quanto aos processos cognitivos os aficionados pouco dão ao conhecimento muito menos à criação e transformação. essa teimosia cega nunca pode permitir conhecer. quantos anti-tourada já se puseram do outro lado? todos. nós não nascemos a pensar assim e muitos conviveram com a tourada ou até já a apoiaram. quantos aficionados fizeram o contrário? nenhum.
2- de emoções, sentimentos e afectos pouco haverá a dizer! inexistentes. qualquer pessoa com os sentimentos balanceados sofre ao ver o semelhante sofrer. aficionados nunca vão saber relacionar-se com outras espécies nem mostrar afectos seja pelo que for.
3- finalmente cheguei à melhor parte! o que têm os pró tourada a revelar quando às suas intenções, quanto ao porquê das suas motivações? absolutamente nada, zero. não sabem explicar porque continuam a defender a tauromaquia e tentam refugiar-se no falso argumento da "tradição" (essa palavra devia inclusive ser proibida aqui).
então? inteligência e razão são escassas, sentimentos não existem, quanto às acções inerentes à motivação nem se fala... o que são afinal? se não estruturas corporais semelhantes à do ser humano que nem se quer estorvam? não representam um desafio? se fazem tanta questão de fazer a vida de alguém miserável, ok, metam-se connosco. deixem outras espécies fora disto... ou nunca repararam que os tomates do touro vão ser sempre maiores que os vossos?

1 comentário: