domingo, novembro 06, 2011

ARTE E CULTURA

A Indústria Tauromáquica afirma
“A tourada é uma arte de carácter universal, representada por pintores, músicos, escultores e escritores: Goya, Sorolla, Picasso, Orson Welles, Góngora, Quevedo, Benavente, Lorca, Machado, Alberti, Vargas Llosa, Hemingway e Ortega e Gasset. É a festa popular mais cultural do Mundo”.

Os factos são:

A Tourada ocorre mundialmente em apenas 9 países. Um número considerável de países já baniu a tourada por lei, ex. Argentina, Canadá, Cuba, Dinamarca, Alemanha, Itália, Holanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Em países onde se realizam touradas existem inclusivamente certas regiões que as aboliram, como por exemplo as Ilhas Canárias em Espanha e grande parte de França.

Enquanto que alguns artistas e escritores defenderam a tourada, muitos outros opuseram-se a ela, incluindo Hans Christian Andersen, Alain Delon, Victor Hugo, Franz Kafka, Renaud, Rainer Maria Rilke, George Bernard Shaw, Albert Schweitzer, Mark Twain, e H.G. Wells.

Existe também um número significativo de políticos de todos os sectores políticos que se opuseram à tourada: Hélène Flautre (Verdes), Françoise Grossetête (Conservador), Bernard Lehideux (Liberal), Michel Rocard (Socialista e antigo Primeiro Ministro), François Léotard (anterior Mayor de Fréjus e antigo aficionado), e Alain Lipietz (economista e politico).

Mesmo acreditando que a tourada é tradição ou cultura, isso nunca poderá justificar a crueldade com os animais: crueldade é crueldade, independentemente do sítio no mundo onde ocorre. A crueldade com os animais não tem lugar numa sociedade moderna.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário