terça-feira, fevereiro 15, 2011

Vencedor do Tour de France acusa carne de má qualidade por possível doping




O espanhol Alberto Contrador, tri-campeão do Tour de France, acusa uma carne de má qualidade por possível doping. Ele alega ter consumido um bife contaminado por Clenbuterol, uma substância às vezes aplicada ao gado para estimular seu crescimento e também para tratamento de asma, quando alguns atletas fazem uso da droga como estimulante.

"É um caso de contaminação de comida em que eu sou a vítima", disse Contrador em entrevista ao Wall Street Journal. Ele disse a um programa de rádio que pessoas que comeram com ele também reclamaram da qualidade da carne, que foi trazida da Espanha pela equipe dele.

Se for constatado que o ciclista fez uso de substância ilegal, ele poderá perder seu título de vencer de 2010 no Tour de France e ser banido do esporte por 2 anos. Entretanto, há evidências de que Contrador e outras pessoas podem ser vítimas dessa contaminação.

Em 1991, a Food and Drug Administration (FDA) alertou que a droga, normalmente em posse de veterinários, estava sendo usada para se conseguir certos benefícios nos animais. A FDA considerou que resíduos de Clenbuterol podem causar mau funcionamento do coração e pulmão nas pessoas que comerem carne contaminadas pela substância.

Vários casos de contaminação deste tipo foram diagnosticados na Europa. Na Espanha, onde Contrador consumiu a carne, o uso do Clenbuterol é bastande controverso. Em 1990, cerca de 135 pessoas que consumiram carne contaminada pela substância foram hospitalizadas com sintomas de taquicardia, espasmos musculares, dor de cabeça, náusea e febre.

Sem comentários:

Enviar um comentário