segunda-feira, janeiro 31, 2011

Qual é a sua parte na exploração animal?

Todas as ações que executamos repercutem em nossas vidas e nas vidas daqueles que nos cercam, seja em nossa comunidade ou no meio ambiente como um todo. Essas ações podem abranger desde feitos grandiosos até os nossos hábitos cotidianos.

Talvez poucos já tenham se dado conta, mas uma simples, ação que praticamos todos os dias, que é o ato de nos alimentarmos, traz importantes conseqüências para nossas vidas e para milhares de animais.

Toda vez que nos sentamos à mesa, estamos decidindo pela vida ou pela morte de milhares de animais que são explorados para a produção de alimentos. Com as nossas escolhas alimentares, podemos escolher preservar ou devastar uma área de mata nativa para dar lugar a pastos, ou campos de soja e milho que finalmente serão destinados à alimentação do gado ou de outros animais de corte. Optamos ainda por gerar mais ou menos gases de efeito estufa, que têm na pecuária um fator mais importante do que toda a poluição gerada por automóveis. Toda vez que escolhemos o que colocar no nosso prato, podemos optar por uma nutrição cheia de saúde ou por semear doenças que colheremos no futuro.

A indústria da exploração animal quer fazer parecer, através de suas propagandas muito bem estruturadas, que perus e porcos gostam de serem servidos como prato principal no Natal, e que vacas leiteiras são animais felizes que nos cedem o seu leite por livre e espontânea vontade. Essas indústrias trabalham para nos impedir de estabelecer qualquer relação entre a carne que vemos nas vitrines do açougue e os animais sensíveis e cheios de vontade de viver que são mortos nos matadouros. Essa indústria que quer promover a ideia de que seus produtos são adequados, saudáveis e necessários não está interessada na sua saúde ou maneira como esses animais são tratados, nem tampouco no impacto ambiental que isso gera, mas apenas no lucro.

O FIM DA EXPLORAÇÃO ANIMAL ESTÁ NAS MÃOS DE CONSUMIDORES COMO VOCÊ!

Enquanto consumidor, a sua alienação é a principal aliada para que todas essa injustiça continue acontecendo. Todos os elos dessa cadeia produtiva são responsáveis pela morte destes animais. Esses elos não se limitam apenas àqueles que os criam, transportam, abatem e comercializam os animais que exploram. A forma mais eficiente de pôr fim à exploração animal é acabando com a procura pelos produtos que dela derivam.

Aqueles que compram e consomem esses produtos são os principais responsáveis por essa cadeia, já que é justamente o consumidor quem tem o poder de interromper essa cadeia. Quando o consumidor não compra, o criador não cria, o transportador não transporta e o abatedor não mata. Mais do que grupos de defesa animal e até mesmo o governo, é o consumidor que detém o poder de interferir na indústria da
 exploração animal.

Assim como os seres humanos, os porcos, vacas, galinhas, perus, peixes, coelhos, cabritos e todos os outros animais são capazes de sentir fome, frio, dor, medo e angústia. Da mesma forma que não desejamos infligir essas sensações a qualquer ser humano, devemos ser coerentes e prestar igual consideração aos outros animais.

Não se trata de nos preocuparmos apenas com o modo como esses animais são explorados: se são bem ou mal tratados,se manejo é truculento ou suave, se a alimentação que eles recebem é mais ou menos balanceada, se eles têm ou não espaço suficiente. Trata- se de questionar se els deveriam ser explorados sob qualquer forma e para qualquer fim que seja, já que eles querem viver e prezam a sua liberdade tanto quanto qualquer um de nós!


AFINAL, QUEM NOS DEU ESSE DIREITO?

Aqueles que defendem que teríamos esse direito geralmente lançam mão dos mesmos argumentos que um dia já foram usados para justificar a exploração de seres humanos de acordo com sua pele, etnia ou religião. Os animais não-humanos vivem diariamente um verdadeiro holocausto
, subjugados por simplesmente terem nascido em uma espécie diferente da nossa.

A cada dia, a cada refeição, você pode fazer diferença para milhares de animais a cada ano, para saúde por toda vidas e para o planeta por todas as gerações futuras!

Visite o website e saiba mais sobre o veganismo e como você pode colaborar com por uma sociedade mais saudável e mais justa!
VEDDAS - Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
via Jornal Vegano

Sem comentários:

Enviar um comentário