domingo, janeiro 30, 2011

Argumentos inválidos quanto às touradas


Alguns argumentos são usados frequentemente, mas são inválidos. O uso destes argumentos - chamados falaciosos - É feito tanto pelos que são a favor como pelos que são contra. Colocamos estes argumentos numa coluna (à esquerda) e apresentamos (à direita) o contra-argumento. Para que a discussão seja clara e honesta.
Clique aqui para ler umas dicas sobre como influenciar comportamentos que maltratam os animais.
Há argumentos inválidos no que diz respeito aos seguintes grupos e assuntos:
Argumentos inválidos quanto às touradas
Reacção
A tourada é um componente duma cultura, uma tradição milenar. Representa o último vestígio de culturas antiqissímas não-ocidentais. Querer excomunhá-la demonstra desprezo por este elemento não-ocidental no seio da cultura espanhola.
Todas as culturas ocidentais ou não ocidentais contêm tradições construtivas e destrutivas. A antiguidade duma tradição não pode servir para a justificar moralmente.
Um touro é tratado muito melhor até ser lidado do que um boi que foi criado pela bio-indústria apenas para produção de carne.
Pode ser verdade mas não é um argumento válido porque por existirem condições ainda mais cruéis não se torna esta menos cruel.
Uma tourada é uma prova de veneração e uma homenagem à força do animal.
Veneração e homenagens não são prestadas ou mostradas por meio de torturas.
Uma tourada não é para ser vista como um desporto, mas como uma síntese de arte, dança, e dizem os aficionados, virilidade extrema (machismo).
Que se possam ver nela outros aspectos, não faz que a sua crueldade seja menos cruel.
Uma tourada permite uma saudável descarga colectiva de sentimentos negativos e de agressividades.
Existem alternativas inofensivas (por exemplo o desporto) para uma tal descarga, e que não implicam sofrimentos para os animais.
As touradas têm uma dimensão religiosa, representando a luta do bem e do mal, sendo os touros os representantes do mal.
Celebrações religiosas não são uma bula que permita reduzir os animais a um símbolo.
Deus criou os touros para lutarem na praça de touros com o toureiro e assim morrerem.
Demonstra muita pretensão  falar em nome de Deus sobre a finalidade dos animais.
Os touros bravos são apenas criados pelas suas qualidades de lide. A abolição das touradas significaria a perda definifitiva duma espécie animal com características únicas.
Os animais não ganham nada com a conservação da sua espécie se sofrem severamente por a ela pertencerem.
As touradas são um componente importante da indústria turística espanhola.
Muitos turistas visitam as touradas apenas por curiosidade, e saem delas muito mal dispostos. O resultado final é um de publicidade negativa em relação à Espanha.
As touradas não são apresentadas com o termo "Festa Nacional" sem razão, porque representam a essência da Espanha. As acções contra as touradas são certamente resultante de sentimentos anti-espanhóis.
É completamente arbitrário identificar a Espanha com uma tradição específica. Um número crescente de espanhóis opõe-se às touradas e portanto não se podem considerar identificados por ela. Pode-se até afirmar o contrário: Quem realmente gosta da Espanha, anseia que a "Vergonha Nacional", como "a festa" é chamada pelos seus opositores, seja totalmente abolida

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário