quarta-feira, agosto 04, 2010

O princípio do fim

por Rita Silva*

Em 2010 já deveria ser tempo de percebermos que o facto de determinada actividade ser uma tradição não deve ser, obrigatoriamente, sinónimo de que esta seja algo de bom, defensável e perpetuável. Simplificando, as boas tradições devem ser preservadas, e as más devem ser lamentadas e reduzidas ao seu lugar na história. Dizem os defensores da tauromaquia que Espanha é "O país da afición", mas a verdade é que a "aficionada" Espanha, ao longo dos últimos anos, e em resposta a várias sondagens que têm vindo a ser feitas nesse país, tem dito que cada vez tem menos interesse nesse tipo de evento. Essa "aficionada" Espanha - dizem os números oficiais - tem cada vez menos público nas praças de touros, e, ainda, é nessa mesma "aficionada" Espanha que cada vez há mais grupos locais, nacionais, e até internacionais, a fazerem campanhas de sensibilização para o horror que é a tauromaquia, levando a que cada vez mais localidades deixem de incluir animais nas suas fiestas. Têm sido estas pequenas grandes vitórias que, somadas à pioneira proibição das touradas nas Canárias (em 1991), têm demonstrado ao mundo aficionado das touradas que Espanha já não é "O país da afición".

A prova acabada de que a indústria da tauromaquia tem os dias contados em Espanha é a recente (do passado dia 30 de Julho) proibição das touradas na região da Catalunha. Depois da apresentação de uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) que pedia esta proibição, e de muitos meses de trabalho árduo por parte das organizações abolicionistas que trabalham em Espanha, o "sim" ganhou. O "sim" à razão, à civilidade, à cultura, ao respeito, ganhou. E, com ele, ganhou o movimento de defesa dos direitos dos animais, e, mais do que tudo, ganharam os animais que não serão utilizados por essa indústria macabra que os cria somente para os humilhar, ferir e matar, satisfazendo assim a avidez de sangue de um grupo cada vez mais pequeno de pessoas. Esta decisão não é apenas o princípio do fim das touradas naquele país, cremos. Ela representa, na verdade, a primeira peça do dominó, aquela que é empurrada para cima das outras e que as faz a todas tombar, uma a uma. As restantes peças são os restantes oito países (dois deles na Europa) onde a tauromaquia ainda existe, e esta é uma certeza: As touradas estão a começar a acabar!

Grupos de outras regiões espanholas estão já a avançar com as suas próprias ILP, as campanhas pela abolição da tauromaquia estão, e serão, cada vez mais fortes e mais apoiadas por países que, tendo uma noção de civilidade que ainda não temos, estão de olhos postos em nós, e utilizarão todas as formas possíveis para que esta lamentável peça da nossa cultura seja eliminada. Em Portugal, e já não é de agora, a indústria lamenta a falta de público nas praças, e afirma a necessidade de se levarem praças desmontáveis a localidades que não têm qualquer tradição tauromáquica. Estes são sinais de decadência de um negócio que já não é o que era, que cada vez é mais impopular e que não está a saber aceitar que o seu tempo acabou.

A história tem-nos mostrado que os movimentos sociais de defesa de minorias, que em determinada altura são ridicularizados, combatidos e atacados, têm, aos poucos, vencido as batalhas da justiça contra a injustiça, da razão contra a brutalidade, e estamos certos de que o mesmo sucederá com o movimento de defesa dos direitos dos animais não humanos. O respeito por quem partilha o planeta connosco e a capacidade de aceitar essa partilha sem o preconceito especista que impera são objectivos que defendemos e perseguimos com veemência. Pela parte da organização que represento, posso reiterar o compromisso de que continuaremos a desenvolver o mesmo esforço de sempre na defesa dos animais, continuando, claro está, a trabalhar pelo fim da tauromaquia. Assim, e já no início do próxima sessão parlamentar, a ANIMAL conta dar início a uma inédita campanha pela abolição desta actividade em Portugal.

*Presidente da associação ANIMAL
Fonte: DN Opinião

Sem comentários:

Enviar um comentário