quarta-feira, agosto 04, 2010

Fim das touradas em Portugal: «Agora é o momento». Concorda?

ANIMAL vai levar petição ao Parlamento, «impulsionada» pela proibição na Catalunha




«Se na Catalunha foi possível, é possível em todo o lado». É nisto que a ANIMAL se baseia para começar a preparar o ataque (que esperam ser final) às touradas em Portugal. O objectivo é acabar com as corridas de touros brevemente, sem realização de referendo, por via parlamentar.
O exemplo que chegou da região espanhola serviu mesmo como «um impulso muito forte», como admitiu a presidente da ANIMAL, Rita Silva, aotvi24.pt.
«Com a proibição na Catalunha, alterámos os nossos planos políticos. Íamos agir mais para a frente, mas agora é o momento. Foi a confirmação de que é possível fazer isto já», disse.
No início de Setembro, a ANIMAL vai arrancar com uma campanha «por todo o país» para angariar assinaturas para uma petição que esperam ser o início do fim das touradas. «Queremos mostrar ao Parlamento e ao Governo o que os portugueses têm a dizer. Queremos que o Parlamento legisle e não que se realize um referendo», explicou Rita Silva.
Manuel Alegre é «a soma de todos os males»
A associação de defesa dos direitos dos animais ainda não falou com os partidos sobre esta iniciativa e não confia que uma maioria de esquerda (PS, PCP, Verdes e BE) lhe dê vantagem na Assembleia da República. «Não é necessariamente verdade que a esquerda nos apoia», avisou.
E Rita Silva deu mesmo o exemplo do candidato presidencial Manuel Alegre: «Ele é a soma de todos os males. É caçador, é aficionado...»
Quanto ao «momento político», a ANIMAL reconhece que este «não é muito bom» devido à «instabilidade» de um Governo minoritário que pode cair a qualquer momento. «Mas, se vamos a esperar, os tempos de estabilidade nunca mais vêm», lamentou.
Apesar de reconhecer que os portugueses possam estar «mais preocupados com a crise», a responsável também lembra que ninguém «se esquece destas questões» e que sente «um grande apoio» todos os dias.
«Queremos o máximo possível de assinaturas. Queremos agitar a sociedade. Queremos o fim das touradas já», apelou.
A associação está convencida de que «a maioria dos portugueses quer o fim» das corridas de touros. E o leitor? Considera que este é o momento certo para legislar o fim das touradas? Ou, pelo contrário, pensa que se deve manter a tradição? Comente

Sem comentários:

Enviar um comentário