segunda-feira, julho 26, 2010

Os Animais e as Plantas

Por Lucinda Ferreira

Os Animais e as Plantas têm o mesmo direito que os seres humanos, de habitarem o Planeta Terra. Merecem o nosso carinho e apreço.
Infelizmente, sendo o homem dotado de inteligência e sentimentos, não se percebe como desce tanto e é mais cruel que a gata dos quintais que sofre tudo , mas não abandona os seres indefesos da sua ninhada e com supremo carinho, lambe e alimenta os seus filhinhos com amor e extremo cuidado. E como se isto não chegasse, soube há dias ( já telefonei a confirmar…) que por trás do Santuário de Fátima, um lugar onde tanto se busca a Paz , o Amor , a Luz, onde o divino e o humano se cruzam para se elevar a prática do Bem, ora é justamente aí, que se vê um espetáculo de crueldade, abandono e falta de amor para com os animais.

Os responsáveis do Santuário permitem que uma gaiola que apanha animais abandonados, contenha os bichos que já foram maltratados, cheios de fome e abandono, (…), aí ficam de 6.ª feira (que pode ter sido de manhã) até 2.ª feira à tarde. Os animais ficam aí ao sol, sem comer, sem beber, engaiolados , à espera da morte …depois no canil. Nossa Senhora não deve gostar nada deste espetáculo…E se S. Francisco de Assis visse assim tratados os seus irmãos menores, também choraria … como nos acontece a nós. Foi ele mesmo que disse: “Todas as coisas da criação são filhas do Pai e irmãs do Homem. Deus quer que ajudemos os animais, se necessitarem de ajuda. Toda a criatura em desgraça tem o mesmo direito de ser protegida.” Mas se se escondem coisas tão feias e terríveis, no coração de alguns humanos (…), como não se há-de também encarar com ligeireza e leviandade , o caso dos cães abandonados , em Fátima, que “só incomodam e molestam(…) “’?! Esquecem-se fácil e levianamente as palavras que até talvez se desconheçam de Thomas Edison quando diz: ”A não violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda a evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens

Já nem preciso dizer mais palavras...porque até me dói… falar para o vento… É mais surdo, quem não quer ouvir. Dá trabalho a mudança? Pois dá , mas ela é para todos os seres humanos, neste plano sem exceção alguma! E quanto mais responsabilidade, mais atenção necessitamos dar aos nossos atos. Ou estou errada? Pois é. Mas no canil de Castelo Branco, segundo ouvi na comunicação social, que os animais abandonados não são abatidos e são bem tratados. Têm respeito por eles. …mas como poderiam aquelas pessoas” tão empenhadas”, que apenas tentam livrar-se do “incómodo” e nada fazem para mudar a atitude e ajudar a resolver esta postura cruel, de abater os animais abandonados, com fome, com sede, compreender, que além de tudo , os responsáveis do canil ainda os levem até à praia, para que se libertem do stress , correndo junto ao mar? Nestes gestos de falta de amor pelos animais, a nossa alma surpreende-se e fica muito triste. Albert Schweitzer já pensava como nós , quando dizia: “Não permitas que ninguém negligencie o peso da sua responsabilidade. Enquanto tantos animais continuarem a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos nos vagões de carga não sejam emudecidos, resolvidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade em nossos matadouros (…)todos seremos culpados! Tudo o que tem vida tem valor como ser vivo, como manifestação do mistério da vida”. A nossa Fé no Criador tem tudo a ver com estas realidades. Fica muito desapontado por se constatar, que quem deve dar exemplo de compaixão para com quem sofre, nada faz! Permite estas situações. Nada faz pelos seres mais desprotegidos: os animais. Isso custa muito ver... Os animais não são lixo! Não estão à mercê dos humores ou das conveniências. Gritamos para sejam defendidos! “Nossa tarefa devia ser libertar-nos (…) aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a Natureza e sua beleza.”dizia Albert Einstein.

É um facto que todos os seres vivos buscam a sua felicidade. Nós só temos que dirigir a nossa compaixão para com todos.Merecem respeito e amor! Sofrem como os humanos. Não me admiro nada, que figuras como Brigitte Bardot, uma mulher famosa, com todos os meios ao seu alcance, talvez desiludida com a traição e maldade dos humanos, dedique a ponta final da sua vida, à defesa dos animais, tendo mesmo enfrentado tribunais e tudo o que é necessário para que aos nossos irmãos menores tenham o respeito que sempre mereceram e que não lhes tem sido dado.

Ninguém duvide que há uma justiça imanente que tudo vê e regista. As consequências chegam sempre. Se assistimos em silêncio, se abandonamos ou maltratamos os animais com mil barbaridades de sofrimento, não esperemos colher rosas à nossa volta. Todas as nossas ações têm uma repercussão, disso ninguém duvide. Mesmo quando ninguém vê, há alguém que sonda o mais íntimo de nós mesmos: cada um de nós !...e isso não pode deixar a consciência muito feliz. As consequências mais tarde ou mais cedo, chegarão. Ninguém duvide!

A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado, que quem é cruel com os animais não pode ser bom homem” afirmou Arthur Schopenhauer e nós mesmos confirmamos.
Os animais não são lixo. Merecem amor. Respeito e gratidão.
Fonte: O Despertar

Sem comentários:

Enviar um comentário