sábado, julho 24, 2010

Mesa farta em piquenique vegetariano no Parque D. Carlos I


O piquenique vegetariano do 1º Encontro dos Amigos dos Animais no Parque D. Carlos I durou toda a tarde de 17 de Julho, com as iguarias preparadas pela organização a deixarem de barriga cheia os participantes.

Organizado pelo grupo informal CREA (Caldas da Rainha pela Ética Animal), este encontro teve como principais objectivos promover os Direitos dos Animais e o vegetarianismo como uma opção saudável “
e livre de crueldade”, como explicou Adolfo Ferreira, um dos membros deste grupo.

Segundo Ricardo Petinga, outro dos elementos do movimento, tendo em conta o sucesso da primeira iniciativa, o objectivo será organizar eventos destes anualmente.

O CREA existe desde Maio de 2009 e foi criado com o intuito de dar voz “
aos que se preocupam com o bem-estar dos animais e à exploração de que estes são vítimas por parte de diversas indústrias”.

Trata-se de um movimento cívico informal que pretende informar e sensibilizar a população para as questões colocadas pela Bioética, com foco na Ética Animal e “
nas consequências da atitude generalizada na sociedade de preconceito para com os indivíduos animais não-humanos”.

Ao longo deste ano têm estado presentes todos os sábados de manhã com uma banca de informação na rua das Montras e organizado manifestações anti-touradas na Praça de Touros das Caldas da Rainha.

Actualmente, têm cerca de oito elementos mais activos, embora haja mais pessoas que partilham das suas preocupações e que apoiam as suas iniciativas. O grupo base é constituído por ovo-lacto-vegetariano (consomem lacticínios e ovos) e veganos (excluem a carne de animais, os ovos, os lacticínios e o mel).

Para os que se interessam pela possibilidade de se tornarem vegetarianos o piquenique era o local ideal para perceber melhor o que podem ou não comer.

Os organizadores apresentaram uma mesa farta de comida que respeita as regras do vegetarianismo e a Associação Vegetariana Portuguesa esteve presente no local para prestar informações.

O piquenique acabou por ter participantes de várias idades, apesar da maioria serem jovens.



As refeições vegetarianas não têm mistério nenhum

Clara Krockel e o seu marido, são moradores no Bom Sucesso, e foram convidados a participar por um amigo. Embora não sejam vegetarianos, apreciaram a comida que comeram nesse dia.

Em casa, de vez em quando, faço umas coisas assim parecidas”, disse. No entanto, Clara Krockel acha demasiado complicado serem totalmente vegetarianos. “É muito difícil, mas também é difícil deixar de fumar e eu consegui”. Por isso, um dia talvez consiga tornar-se vegetariana.

Rita Quintas, das Caldas da Rainha, é vegana há seis anos e tem-se sentido muito melhor desde então. “
Antes a minha alimentação era um bocado básica e agora é muito mais variada porque conheci novos alimentos com mais proteínas e vitaminas”, explicou.

Alguns amigos de Rita Quintas tornaram-se vegetarianos depois de terem provado a alimentação que fazia e visto alguns filmes sobre a crueldade exercida nos animais que servem para alimento. Às vezes faz jantares em sua casa e aqueles que têm dúvidas acabam sempre por gostar.

A própria Associação Vegetariana Portuguesa costuma organizar piqueniques e por isso Sílvia Ferreira, vogal da direcção da Associação Vegetariana Portuguesa, ficou contente por também se realizarem eventos destes nas Caldas da Rainha.

Sílvia Ferreira salientou que desde há alguns anos tem sido mais fácil adquirir produtos vegetarianos nas grandes superfícies, lojas dedicadas e até em alguns minimercados. “
Há também restaurantes vegetarianos e por isso é mais fácil ser vegetariano. É preciso é haver vontade”, considera.

As redes sociais na Internet têm servido também para fazer crescer o movimento, uma vez que as pessoas assim informam-se melhor e até trocam receitas.

Adolfo Ferreira também acha que se tem tornado mais fácil comprar produtos vegetarianos, mas gostaria que houvesse ainda mais oferta.

As refeições vegetarianas não têm mistério nenhum. Basta fazer uma massa com legumes, por exemplo”, explicou Ricardo Petinga. Na sua opinião, o que poderá causar mais dúvidas às pessoas seriam os doces, mas no piquenique provou-se que não é nada difícil para um vegetariano adoçar a boca. Não são precisos ovos (a banana pode servir para dar a consistência necessária) ou outros produtos de origem animal.

Ricardo Petinga disse que desde que se tornou vegetariano se sente melhor fisicamente e não notou quaisquer carências físicas. “
Pratico natação e estou em forma”, afirmou.

Houve ainda tempo para jogos de berlindes e caricas em duas pistas improvisadas, música, pinturas faciais, contos sobre Animais e um sorteio de peças de arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário