segunda-feira, julho 26, 2010

Madrid: primeiro passo para debater abolição corridas touros

Madrid deu hoje(21 de julho) o primeiro passo, por iniciativa popular, para debater uma possível proibição das corridas de touros nesta comunidade autónoma, meses depois de a Catalunha ter também iniciado esta discussão, que será votada na próxima semana.

A Assembleia de Madrid admitiu hoje, por Iniciativa Legislativa Popular (ILP), debater a abolição das corridas de touros nesta região, depois de verificar a validade de mais de 51 mil assinaturas recolhidas pela associação de defesa dos animais El Refugio.
Uma vez que a ILP seja publicada no Boletim Oficial da Comunidade de Madrid, o plenário da Assembleia Regional vai decidir se a proposta segue adiante e se é discutida ou não.
O primeiro passo da iniciativa popular foi acolhido com opiniões opostas entre grupos antitaurinos, que consideram que este é «um dia histórico», e defensores das corridas de touros, que não acreditam que a abolição seja aprovada em Madrid.
O presidente da associação El Refugio, Nacho Paunero, considerou que «agora é a altura dos políticos», a quem pediu que «permitam, pelo menos», o debate no parlamento madrileno sobre esta questão, à semelhança do que se fez na Catalunha.

Para Paunero, se a Iniciativa Legislativa Popular não completar a tramitação, essa «posição seria pouco tolerante por parte dos políticos, que estão ao serviço do cidadão».
O texto da ILP apresentado pela associação El Refugio foi «copiado» daquele que será votado pelo parlamento da Catalunha a 28 de julho, promovido pela plataforma Prou! (Basta!), explicou Paunero, que defende a abolição de «todos os festejos taurinos em que sejam maltratados animais».
Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário