segunda-feira, julho 12, 2010

Dalai Lama comemora 75 anos

O Dalai Lama festeja seu aniversário ao lado de milhares de pessoas na cidade de Dharamasala, na Índia.

O 14° Dalai Lama, líder religioso dos tibetanos, completa nesta terça-feira 75 anos. O religioso, que vive exilado na Índia há mais de 50 anos, comemora o aniversário com uma festa transmitida pela internet. Ele fugiu da China em 1959, quando tinha 24 anos.
Com um governo estabelecido no exílio em Dharamsala, no norte da Índia, o Dalai Lama comemora os 75 anos rodeado de milhares de tibetanos. Escolas e empresas tibetanas de Dharamsala estão fechadas para celebrar a data.

Do lado chinês, no entanto, os tibetanos estão proibidos de comemorar o aniversário do líder, que foi premiado com o Nobel da Paz em 1989. O Dalai Lama é proibido de regressar ao Tibete por ser considerado um separatista pelo governo de Pequim.

Entre a Índia, o Nepal e o Reino do Butão, a comunidade de refugiados tibetanos é estimada em mais de 150 mil pessoas. Como o líder religioso não pode estar ao lado de seus seguidores na diáspora, o jeito foi organizar a festa de aniversário pela internet. Assim, simpatizantes da causa tibetana na Europa e nas Américas também podem participar da comemoração.
A situação no Tibete está cada dia pior, segundo Tsewang Rigzin, presidente do Congresso dos Jovens Tibetanos, a maior organização não governamental entre os exilados na Índia. Os seguidores do Dalai Lama não têm direitos fundamentais básicos assegurados, não podem praticar a sua religião e não podem sequer ter uma foto do líder. A pena para quem é surpreendido com uma foto do Dalai Lama varia de seis a dez anos de prisão.

O diálogo do governo do Dalai Lama com Pequim dura há vários anos sem conseguir alcançar resultados práticos. Para os tibetanos que vivem no exílio, existe a esperança do regresso ao Tibete ainda durante a vida do atual Dalai Lama. Mas o governo chinês não aceita a fé do povo tibetano e olha para o líder religioso como principal razão para a oposição entre chineses e tibetanos. Enquanto prevalecer essa visão, há poucas chances de uma reaproximação entre os dois povos.

Dalai Lama tem vivido como monge desde os dois anos de idade
Dalai Lama é reverenciado pelo povo tibetano como o seu líder espiritual.
Nascido em 6 de julho de 1935 em uma família de agricultores no nordeste do Tibete, ele foi reconhecido aos dois anos de idade como a encarnação do 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso.
Desde então, ele tem vivido como um monge, rezando e meditando por muitas horas.

Nobel
Mas sua vida mudou dramaticamente depois que as tropas chinesas invadiram a região leste do Tibete, em 1951.
Oito anos mais tarde, durante uma opressão sanguinária a um levante contra os chineses, Dalai Lama e seu governo fugiu.
Em 1989, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua luta pacífica pela independência do Tibete.
Desde que ele se exilou na Índia, o líder espiritual vem reivindicando maior autonomia para os tibetanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário