domingo, julho 11, 2010

Animais para adopção devem ser esterilizados

Recomendação visa conter aumento de animais abandonados no Porto

Todos os animais do Canil Municipal do Porto que forem entregues para adopção devem ser gratuitamente esterilizados, se essa for a vontade das famílias que os acolherem. Esse é o teor de uma recomendação do Bloco de Esquerda aprovada, anteontem, na Assembleia Municipal do Porto.

“Em vez de eutanasiar mensalmente dezenas de cães e gatos (só em Abril e Maio foram 96 cães e 92 gatos) importa antes travar este aumento exponencial de animais abandonados, prevenindo a sua capacidade reprodutiva”, argumentou Alda Macedo.

A deputada municipal do BE está convencida, por outro lado, que a prática da esterilização “conduz, a prazo, a uma redução dos custos” e permitirá “monitorizar o número de animais errantes na cidade”. “Não há diferença significativa entre o custo associado à injecção letal dada aos animais para abate e o custo de uma campanha de esterilização”, argumentou Alda Macedo.

Questionada pelo líder da bancada do PSD,Paulo Rios, sobre o custo concreto do processo, Alda Macedo serviu-se de “fontes informais” para revelar que “o custo associado à esterilização de um animal é de 20 euros” enquanto o abate fica por 60 euros.

“Se numa cidade pequena como Castelo Branco já não há abates e conseguiu-se. Se em Barcelona, que é uma cidade grande, já não há abates e conseguiu-se, o município do Porto também poderá acabar com essa realidade”, considerou a deputada municipal da CDU, Marta Pereira.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário