segunda-feira, julho 26, 2010

Com... Sequências (1)

Por Lucinda Ferreira
“Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar-se a si mesmos.”
 Dr.Louis Camuiti

Olho para os olhos puros e brilhantes dos animais e a minha alma enche-se de compaixão, bondade e gratidão. Tal como Emile Zola , digo também: o destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridícula. Muito se aprende com estes “anjos” de quatro patas ( como dizia há dias, um lindo email, sobre animais que recebi, que falava da ajuda que eles nos dão, pela paz e harmonia que a sua companhia, sempre transmite ao dono.) Quando era pequenita e vivia na aldeia, ao ouvir bem cedo pela manhã, um porquinho a chiar, eu chorava e tapava os ouvidos. Não conseguia imaginar que estavam a espetá-lo com um grande facalhão, enquanto não sei quantos homens por desporto e numa alegria tão grande, seguravam as pernas do animal aflito e num sofrimento horrível! Que festa cruel e sangrenta que afinal era tão desejada e tão esperada por amigos e familiares, fala de uma cultura por vezes bárbara.
É Fred A.Mc Grand que assim refere:”Crueldade é algo que está presente em famílias humanas por incontáveis eras. É quase impossível alguém que é cruel com os animais, ser generoso com as crianças. Se se permite às crianças a crueldade com os animais de estimação ou outros que cruzem nos seus caminhos, eles aprenderão facilmente a ter prazer com a miséria dos seus semelhantes. Essas tendências levam facilmente ao crime.”
Aliás, estudos do FBI, provam que os “serial killers” tiveram quase todos experiências de crueldade com animais, antes de infligirem requintada crueldade aos humanos. Por isso se cultivamos e damos estes exemplos aos nosso filhos, às nossas crianças, que mundo podemos depois esperar? E não venham para cá rir-se e achar muita piada , só porque isso sempre se fez.(…) Há sempre um tempo para mudar e evoluir. É que primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é urgente e necessário civilizar o Homem em relação à Natureza e aos Animais.
Digo-o eu e dizia já Buda , mesmo antes de Cristo. Vejamos o progresso que já se fez…
Há dias, passei por Marrocos e vi atirar uma ovelha de um segundo andar de um camião de carga , atulhado de animais apertados, ao sol e cheios de fome e sede… Claro que se fica doente só ao ver tanta barbaridade. Humboldt dizia que a civilização de um Povo se vê pela forma como os animais são tratados. E Mahatama Ghandi referia exactamente que cada nação pode ser julgada pelo modo como os animais são tratados. E nós vemos entre nós, o que se passa e ficamos desolados . Dos lugares por onde passei até este momento em minha vida, apenas na Holanda e no Canadá, vi respeito pelos animais. Na China, foi o sítio onde vi maior crueldade. Logo ali nos mercados, os animais vivos são mortos com todo o à vontade, frente ao cliente que olha com a maior naturalidade. O respeito pela vida…deixa muito a desejar, naquelas paragens. E quando hoje se diz , tal como Paul e Linda Mc Cartney: "Todos seríamos vegetarianos, se os matadouros tivessem paredes de vidro, porque nos sentiríamos bem melhor connosco mesmos e com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para tão grande sofrimento”, há quem se ria e ache que este discurso não tem cabimento. É que ainda temos um longo caminho a percorrer , aprendendo a respeitar os seres mais débeis. Seja animal ou vegetal. Quando isso acontecer, nem teremos que nos preocupar com o respeito pelo nosso semelhante , porque ele está implícito naquela atitude. E isso não é só para os outros.
É mesmo para si que me lê, para mim. Para TODOS!
A começar já. Com urgência. Leonard da Vinci também disse: “Lá virá o dia em que maltratar ou matar , será considerado crime , tal como o assassinato de um homem.
E se quer saber, felizmente no Canadá, está já muito próximo este dia! E em Portugal ? (…)

Sem comentários:

Enviar um comentário