sexta-feira, junho 04, 2010

Catalunha discute fim das corridas de touros


A continuidade ou o fim das corridas de touros na Catalunha está nas mãos de 14 deputados da Convergência e União (CiU), já que basta um voto negativo deste partido para evitar a proibição das corridas.
"Estamos confiantes de que teremos os 14 deputados de que necessitamos para manter a liberdade na Catalunha", afirmou Luís Maria Gubert, presidente da Federação das Entidades Taurinas da Catalunha, citado pelo diário espanhol El País.
As contas dos pró-taurinos incluem o PSC (Partido dos Socialistas da Catalunha) -- que oficialmente ainda não anunciou a sua posição -, o PP (Partido Popular) e o Ciutadans-Partido da Cidadania, que votaram contra a proibição.
A soma destes três grupos totaliza 54 deputados. A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e a Iniciativa para Catalunha Verdes-Esquerda Unida e Alternativa (ICV-EUiA) votaram a favor do fim das corridas.
A CiU dará liberdade de voto. Se os 14 deputados nacionalistas optarem por manter "La Fiesta", os pró-taurinos alcançarão a maioria absoluta.
Luís Maria Gubert pediu aos nacionalistas para que votem a favor dos touros, pois assim "demonstram a sua inteligência e o seu sentido político".
As pressões em redor da proibição das corridas surgem de ambos os lados: pró e anti-taurinos.
Encabeçados pela plataforma Prou! - promotora da iniciativa legislativa popular que pode acabar com as corridas --, os anti-taurinos jogam as suas cartas para terminar com "La Fiesta".
A atriz francesa Brigitte Bardot enviou una carta aos deputados catalães, pedindo-lhes que ponham fim aos "sofrimentos atrozes" que se infringem aos touros, segundo a Associação de Defesa dos Direitos do Animal.
Na carta, a actriz francesa considera as corridas uma "prática cruel". Uma missiva semelhante foi enviada aos deputados pelo líder espiritual tibetano, Dalai Lama, e pelo pintor catalão Antoni Tàpies.

1 comentário:

  1. Eu tenho fé que um dia não muito distante tenhamos um mundo melhor, sem maus tratos aos animais.
    bjosss

    ResponderEliminar