domingo, março 28, 2010

“Tortura Não, Civilização!”


Comunicado da ANIMAL acerca da Marcha-Protesto “Tortura Não, Civilização!”

A Associação ANIMAL, enquanto entidade organizadora da Marcha-Protesto agendada para o próximo dia 10 de Abril, vem, por este meio, e em resposta a várias indicações que recebeu por parte de varas pessoas diferentes, informar todas/os as/os cidadãs/aos e Grupos de Protecção dos Animais (formais ou informais) interessadas/os em oferecer aos animais a sua participação neste evento, de que não serão admitidos insultos escritos e/ou falados, nem outras mensagens insultuosas. É natural e compreensível que estejamos frustrados e revoltados pelos horrores que ainda se passam, e de forma muitas vezes legal, neste país, todavia, é fundamental que, enquanto manifestantes nos comportemos impecavelmente, para que possamos ser sempre, e cada vez mais, levadas/os a sério aquando do trabalho com os organismos políticos/administrativos. Não é aceitável que num dia estejamos a pedir aos responsáveis políticos que considerem os nossos pedidos de alteração legislativa, e no outro a insultar em público as/os agentes do Governo e/ou do Parlamento. Institucionalmente, esta não é a forma mais eficaz de servir os animais de Portugal. Individualmente, cada pessoa agirá como entender, claro, e qualquer pessoa ou grupo de pessoas tem o direito a organizar uma manifestação em qualquer altura, com os contornos que desejar, e onde poderá fazer o que decidir fazer. Essa pessoa ou grupo será/serão responsável/responsáveis pelas consequências do que quer que se passe sob o seu nome, e terá que lidar com estas.

Posto isto, e tendo em consideração que, oficialmente, a entidade que organiza determinado evento é responsável por tudo o que o envolve, incluindo aquilo que nele é dito e feito, e, sendo que neste caso concreto este papel cabe à ANIMAL, apelamos a que se sigam as directrizes da organização, a fim de se alcançar o objectivo pretendido, sem incidentes. Cremos que desta forma o complexo trabalho que tem sido, é, e será feito pelos animais, não sairá prejudicado.

Gostaríamos de esclarecer que não se trata de nenhuma luta por protagonismo, acusação muito comum, embora injusta e descabida; a única luta da ANIMAL é pelos Direitos dos Animais, feita de forma rigorosa, séria e profissional, pretendendo ser eficaz. A questão trazida hoje centra-se na eficácia do evento, e em reduzir todas as eventuais fontes de problemas, potenciando assim o sucesso da transmissão da mensagem em causa. Quanto menos confusão houver no mecanismo antes e durante a marcha-protesto, e mais práticas forem a sua gestão e composição, maior será o seu êxito, e, consequentemente, melhor atingido o propósito de obter mais e melhor protecção para os animais. Compreendemos bem o que sentem todas as pessoas que já não aguentam mais ver o estado da Protecção dos Animais neste país, e a urgência que têm em fazer algo. Não só a compreendemos, mas também a partilhamos, contudo, é da máxima importância que esse “algo” faça sentido, tenha “cabeça, tronco e membros”, um objectivo concreto, e, principalmente, que este seja realista e atingível. Infelizmente, e quem nos dera que fosse diferente, não ajuda animal algum perdermos energia, tempo e recursos (que todas/os sabemos quão escassos são) em iniciativas que sabemos, à partida, que não poderão realisticamente obter qualquer resultado. Acabam por ser oportunidades perdidas, e que talvez demorem muito tempo a repetir-se. É por estas razões que a ANIMAL tem feito questão de, ao longo dos seus 16 anos de trabalho e experiência (que incluem muitas quedas e falhanços e não só vitórias e sucessos), construir uma base de rigor e profissionalismo, que, muitas vezes, e muito lamentavelmente, não é bem interpretada pelos seus congéneres nacionais. A verdade é que este trabalho (amado ou odiado) visa sempre oferecer o melhor serviço possível aos animais, tendo-o apenas como único objectivo. No dia em que a ANIMAL não servir apenas os interesses dos animais, extinguir-se-á.

Desde o anúncio desta marcha-protesto que a ANIMAL tem feito questão de referir, e repete, que todas/os os grupos, associações e cidadãs/os que queiram participar e trazer os seus próprios materiais, são muito bem-vindas/os. O facto de convocarmos o início da concentração para as 14h, tendo o início da marcha marcação apenas para as 15h30m, prevê exactamente a possibilidade das/os activistas individuais e grupos se conhecerem e poderem ali conviver amigavelmente, trocando experiências e saberes.

A ANIMAL vem assim, solicitar uma vez mais, a todas/os interessadas/os em estarem presentes neste dia tão importante, o favor de atentarem nos seguintes pedidos:

- Por favor não ostentem mensagens ofensivas:
- Por favor não tragam animais para este protesto. Devido a todos os contornos e variáveis de um evento destes, não é o local apropriado para elas/eles estarem;
- Por favor tenham em consideração o carácter ordeiro desta marcha-protesto;

Somos muito gratas/os pela vossa participação neste dia, e pelo eventual apoio que possam dar, ou continuar a dar, à ANIMAL, continuando a tornar o nosso trabalho possível. A ANIMAL existe devido à generosidade dos sócios e contribuintes, que abnegadamente partilham o seu património com esta, e que compreendem a importância de ajudar a organização, para que ela possa, da forma mais eficaz possível, continuar e melhorar o seu serviço aos animais.

Muito obrigada pela confiança depositada na ANIMAL.

P’la ANIMAL,
Pelos Animais,
Rita SilvaPresidente da Direcção
ANIMAL
Animal
.org.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário