segunda-feira, março 29, 2010

Gostar de animais ou gostar da ideia de se gostar de animais

Gostar de animais é e será um assunto cada vez mais controverso. Uns gostam de animais no seu habitat mais puro. Outros por sua vez preferem humanizá-los ao ponto de os obrigar a viver como se humanos fossem e outros apenas gostam da ideia de se gostar de animais. Ou seja, gostam de animais de uma forma abstrata , longe dos actos, das acções , do coração e do esforço que o gostar de animais implica. Gostam dos que pontualmente idealizam ter mas não têm qualquer simpatia pelos restantes. 
Falam de animais apenas para ficarem bem na conversa onde o assunto é aceite. Gostam dos animais de raça, dos rafeiros nem tanto. E assuntos delicados como a situação dos animais nos canis públicos ou o abandono nas férias são assuntos desinteressantes a ponto de se mudar de tema sem que ninguém perceba que a ida ao centro comercial foi importante realçando-se a nota que se gosta muito de animais principalmente aqueles que estavam na loja do centro comercial, para venda por 600€, lindos, fofinhos e "que me deram mesmo vontade de levá-los todos para casa". Afirmam a pés juntos que adoram animais e "que usar peles não tem nada a ver". "As pessoas que ajudam os animais são umas heroínas", E o exemplo de que se lembram de repente é a ... "Pamela Andersen" ( dizem em tom de exclamação) . 
Nunca se verá destas pessoas uma ajuda, um acto, uma conversa concreta em relação a um animal. 
Nunca veremos partir de uma destas pessoas um momento de reflexão sobre a pergunta: para onde vão todos os animais abandonados neste país e o que (e como) fazem com eles? No entanto são as que se evidenciam mais numa conversa de café, numa sala de espera de cabeleireiro, numa tertúlia de amigos em que no alongar da conversa se ouve mesmo dizer que é uma das suas prioridades é ajudar um animalzinho abandonado. 
O que me choca nesta reflexão é a incongruência numérica.
 Há tantas pessoas assim. 
E há sempre tão poucas ajudas...
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário