segunda-feira, março 15, 2010

Secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura gera petições contraditórias

A preservação da fauna bovina e a tradição são alguns dos argumentos dos defensores da tourada



A intenção, anunciada pelo Ministério da Cultura, de criar uma secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura (CNC) está a gerar reacções diversas, com duas petições de sentido contrário a correrem na Internet

A primeira, lançada pelo Partido Pelos Animais, rejeita a criação da secção. A segunda apoia a iniciativa da ministra Gabriela Canavilhas, realçando a necessidade de preservar esta actividade cultural.



A propósito das petições, que poderão ser discutidas no Parlamento se atingirem os 5000 subscritores, circulam vários apelos na Internet.
O Partido Pelos Animais contesta a intenção do Governo, frisando que a ciência "reconhece os animais como seres capazes de sentir dor e prazer". E lembra o decreto da rainha D. Maria II (1836), que considera as touradas "um divertimento bárbaro e impróprio de nações civilizadas".

O movimento diz que a lei 92/95 proíbe "todas as violências injustificadas contra animais" e defende que as actividades tauromáquicas "são - ou deveriam ser - ilegais". Acrescenta que, segundo um estudo do ISCTE, de 2007, "a maioria" dos portugueses é contra a tauromaquia.

A petição refere que "a existência de touradas no século XXI constitui um embaraço para Portugal" e que cabe ao Estado e ao Ministério da Cultura "promover e apoiar actividades culturais e artísticas que contribuam para a formação e desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos, não a crueldade para com os animais e o fomento da violência".

Os promotores opõem-se à atribuição de quaisquer dinheiros públicos à indústria tauromáquica e reclamam o "cancelamento" da anunciada criação da secção de Tauromaquia no CNC.

Os aficionados lançaram uma petição a defender a secção. O documento será enviado ao primeiro-ministro, ministro da Presidência e ministra da Cultura. Sublinha que a secção é importante para defesa da "tradição e da cultura em Portugal" e pela "preservação de fauna e flora, pelo ambiente, companheirismo e amizade que ensina, pelas famílias que dela sobrevivem, pelas acções comunitárias que organiza e ajuda e pela actividade económica que gera".

No site Fórum Touradas, há também quem sugira o envio de uma missiva ao Governo e aos grupos parlamentares, dizendo que a tauromaquia sempre foi reconhecida como arte e que "é dever do Estado proteger e promover o seu património cultural e artístico".

Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário