terça-feira, março 16, 2010

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e o Símbolo V Europeu (V-Label)

Renato Pichler, Presidente da União Suíça para o Vegetarianismo


V-label
Entrevista da Evana com Renato Pichler, Fundador e coordenador do projecto

O Dia Mundial dos direitos do consumidor é celebrado no dia 15 de Março e o lema oficial deste ano é "O nosso dinheiro, os nossos direitos". Contudo, há muitos mais aspectos importantes do interesse do consumidor e um deles é o direito a uma identificação clara e fácil de produtos alimentares para diferentes estilos de vida.
 
    Lamentavelmente em relação à rotulagem de produtos alimentares vegetarianos e veganos, ainda há muito por fazer. De modo a encontrarem produtos adequados, os vegetarianos têm de levar a cabo diversos estudos para tentar decifrar as letras pequenas das embalagens dos produtos alimentares e, mesmo assim, ainda se questionam sobre o significado de todas as abreviaturas encontradas.
 
    É esta a razão pela qual o Símbolo V Europeu foi desenvolvido. Este esquema oferece uma forma confortável e fácil de identificação fiável dos artigos desejados: cada embalagem com o V verde sobre fundo amarelo pode ser colocado no carrinho de compras sem mais leituras ou preocupações.
 

    Pedimos a Renato Pichler, fundador do projecto e coordenador, para nos falar mais sobre este sistema engenhoso e seguro.

 
    Março 2010

    EVANA: Poderíamos pensar que um sumo de maçã ou gelado são produtos vegetarianos mas, na realidade, isso nem sempre poderá ser o caso. De modo a não ingerirmos alimentos com ingredientes de origem animal escondidos, quais são as armadilhas para as quais devemos estar prevenidos?
 
    Renato Pichler: A indústria alimentar geralmente usa gelatina para a remoção de resíduos em sumos de fruta. Este ingrediente não vegetariano nem sequer tem de ser declarado porque a gelatina é considerada como material auxiliar no processamento e não como ingrediente. E algumas marcas de gelados contêm ácido cáprico proveniente de gorduras animais.
 
    Pergunta: Para quem não esteja familiarizado com o símbolo V, podes explicar o conceito? Quais são as vantagens?
 
    Resposta: O símbolo V somente pode ser usado na condição de que todos os ingredientes e materiais de processamento tenham sido controlados por uma entidade vegetariana independente.
    Assim, se alguém vê o símbolo V num produto (ou no menu de um restaurante) não há necessidade para preocupações em relação à lista de ingredientes. Podemos ter a certeza de que o produto foi cuidadosamente controlado. Este facto diferencia o símbolo V de outros rótulos vegetarianos usado por diversas empresas: é controlado por peritos independentes.
 
    Pergunta: O símbolo V também oferece a possibilidade de se identificar produtos vegetarianos e veganos?
     

    Resposta: Sim, claro! O símbolo V declara também a categoria vegetariana do produto. Os produtos veganos têm a classificação que diz "vegano" abaixo do símbolo.
 
    Pergunta: Este sistema será também do interesse de diferentes regras alimentares religiosas?
 
    Resposta: Uma vez que todos os ingredientes são cuidadosamente controlados, os Muçulmanos podem ter a certeza de que os produtos não têm ingredientes derivados de porco. As pessoas que comem somente carne halal deixarão de ter de se preocupar com o facto de poderem comprar algo que não seja adequado, porque não há quaisquer ingredientes de origem animal em nenhum produto com o símbolo V.
 
    Pergunta: Quando é que tudo começou e que países estão presentemente a participar do programa do símbolo V?
 
    Resposta: Os primeiros produtos foram rotulados na Suíça em 1995. Hoje, o sistema de rotulagem foi adoptado em muitos países europeus, como Áustria, Alemanha, Croácia, República Checa, Holanda, Bélgica...
 
    Pergunta: Há alguma lista na qual os consumidores possam ver que produtos têm o símbolo V em qualquer momento?
 
    Resposta: Sim, a lista pode ser encontrada no site do símbolo V.
 
    Pergunta: Há alguma lista actualizada de restaurantes com o símbolo V?
 
    Sim, há. A lista de restaurantes com pratos com o símbolo V encontra-se aqui.
 
    Pergunta: Esperas expandir para outros países, possivelmente fora da Europa, no futuro?
     

     Resposta: Sim, estamos já no processo de iniciar negociações internacionais com diversos países, incluindo não europeus. Em algumas nações, a sua introdução está iminente.

    Pergunta: Podes explicar alguns dos requisitos que uma empresa deve preencher para usar o símbolo V?
     

    Resposta: O requisito mais importante é que a empresa tem de divulgar todos os ingredientes e agentes auxiliares de processamento, incluindo aqueles que não têm que ser declarados oficialmente (como a gelatina do sumo de maçã que mencionámos antes).
    Sempre que não seja claro se os ingredientes são de origem animal ou vegetal, a fonte de fornecimento deve ser mencionada.
    Obviamente, sempre que haja mudanças na receita ou no processo de produção, isso deve ser divulgado depois do mesmo produto ter sido certificado. Além disso, as embalagens com o símbolo V são cuidadosamente controladas de forma a garantir que a declaração foi feita correctamente.
    De modo a garantir controlos abrangentes, cada empresa tem de concordar em fazer revisões às suas unidades de produção.
 
    Pergunta: Como dás seguimento ao processo com as empresas de forma a assegurar que os produtos são rotulados correctamente?
 
    Cada certificação é emitida para um ano, desde que não haja mudanças na receita. Isso significa que cada produto é revisto pelo menos uma vez por ano.
 
    Pergunta: O que torna o sistema suficientemente interessante para que os produtores e restaurantes adiram a ele?
 
    Resposta: É a única rotulagem reconhecida em toda a Europa por todas as organizações vegetarianas. É importante mencionar que também a EVU (União Vegetariana Europeia), a organização-mãe que apoia as outras organizações vegetarianas europeias, apoia-a e promove-a.
    Contrariamente aos rótulos pertencentes a empresas, o símbolo V Europeu goza de completa confiança dos grupos de consumidores visados.
    Além do mais, o esquema oferece, aos respectivos licenciados, acesso a organizações vegetarianas interessadas em promover os seus produtos e serviços.
     Assim sendo, temos uma situação em que todos ganham:
    - Para a promoção dos seus artigos, todas as empresas têm acesso facilitado à comunidade vegetariana.
    - Os vegetarianos (e todos aqueles que não queiram comer carne de vez em quando) gozam de um sistema de rotulagem em que podem confiar totalmente.
    - As organizações vegetarianas participantes podem usar os seus conhecimentos nos controlos e estabelecer contactos na indústria alimentar.
 
    Pergunta: A última questão é em termos gerais: recentemente vimos uma enorme avalanche de descobertas acerca das  consequências terríveis da produção e consumo de carne. Quais são as tuas expectativas em relação ao desenvolvimento a curto e longo prazo do vegetarianismo?

    Resposta: O impacto benéfico do vegetarianismo num crescente número de importantes domínios está a tornar-se cada vez mais claro.
    Um dos debates mais fervorosos do momento relaciona-se com os efeitos da criação de gado nas mudanças climáticas porque, de acordo com a FAO, a produção de carne está a produzir mais gases de efeito de estufa do que todos os meios de transporte.
    Outro aspecto é a segurança alimentar: quando presentemente uma criança morre de fome, a cada poucos segundos, a necessidade de encurtar a cadeia alimentar e, assim, ganhar mais recursos disponíveis para seres humanos esfomeados, é de maior importância.
    Além do mais, a saúde pública está a deteriorar-se porque o consumo de demasiadas gorduras animais está a levar a um maior número de problemas.
    Por todas estas e outras razões estou convencido de que uma base sólida para o vegetarianismo está já criada e que este estilo de vida compassivo e benéfico ganhará ímpeto muito rapidamente. O símbolo V desempenhará um importante papel neste desenvolvimento ao unir todos os interessados em cooperação: a indústria alimentar, organizações vegetarianas, comerciantes e proprietários de restaurantes e, claro, todos os consumidores que procurem produtos vegetarianos com garantia.
 
    EVANA: Obrigado por dispensares o teu tempo a responder às nossas perguntas. Desejamos-te boa sorte nos teus empreendimentos futuros.

Source: European V-Label 
Autor: Daelyn Fortney entrevistou Renato Pichler em nome da EVANA. Tradução para portuguẽs por Sónia
Link: European Vegetarian Union
Link: Lists of organisations taking part in the V-Label system
Link: Swiss Union for Vegetarianism


Sem comentários:

Enviar um comentário