segunda-feira, março 15, 2010

PPA responde à justificação de Gabriela Canavilhas para a criação da secção de tauromaquia no CNC


Tendo tido conhecimento através de vários órgãos de comunicação social da resposta da ministra da Cultura Gabriela Canavilhas às críticas de que tem sido alvo pela criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura (CNC), o Partido Pelos Animais não pode deixar de contra-argumentar perante aquilo que consideramos declarações verdadeiramente irrisórias para justificar o injustificável.
Afirmar que a secção foi criada para "regular" a actividade tauromáquica é uma clara distorção dos factos e uma tentativa deliberada de induzir em erro os portugueses. Por se encontrar sob a alçada da Inspecção-Geral das Actividades Culturais, a tauromaquia já se encontra regulada pelo Ministério da Cultura, não havendo qualquer necessidade de uma secção permanente para esse efeito. Compare-se, já agora, essa afirmação com o regozijo dos defensores das touradas após o anúncio da criação da secção, claramente expresso em blogs, sites e outros meios de comunicação. Não há dúvida de que, se há coisa que os profissionais de qualquer sector acolhem de braços abertos, é maior regulamentação...
A acreditar, contudo, nas palavras da Sra. ministra, actividades como a música ligeira, a música clássica, o teatro, o folclore ou os espectáculos de variedades, todas elas com número de espectadores superior ao registado pela tauromaquia (dados das Estatísticas da Cultura, 2008, do INE), também não se encontram reguladas, já que não têm qualquer secção do Conselho Nacional de Cultura a si dedicadas. O teatro e a dança estão incluídos na recém-criada secção das artes, mas as outras áreas mencionadas não merecem qualquer tipo de referência em qualquer das secções actualmente existentes no CNC.
Apreciamos, contudo, a afirmação de Gabriela Canavilhas segundo a qual não tem posição pessoal em relação à tauromaquia. Sendo do conhecimento público que a ministra é aficionada, é com agrado que constatamos o seu embaraço em admitir publicamente essa posição, revelador de que tem noção de que a defesa e promoção da tauromaquia são, cada vez mais, negativamente consideradas pela opinião pública.
O Partido Pelos Animais apresentará brevemente para apreciação em plenário da Assembleia da República uma petição contra a criação da secção de tauromaquia no CNC, já subscrita por mais de 7000 cidadãos, e continuará a lutar pela reversão desta indecorosa decisão, pois torturar animais, seres cientificamente reconhecidos como capazes de sentir dor, não é nem nunca poderá ser visto como uma manifestação de cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário