sexta-feira, dezembro 23, 2011

TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS


Perante a exposição na Internet da agressão bárbara e cruel até à morte feita a uma cadela pela própria dona - apesar de tudo um caso nada isolado - assistiu-se nos últimos dias à revolta nas redes sociais perante tal facto, cada um reclamando justiça, procurando estabelecer a pressão necessária para que este não se torne mais um caso a somar a tantos outros que vão passando impunes.
É de louvar que as pessoas se unam para defender aqueles que não têm voz, neste caso, os animais, em particular os considerados animais de companhia. No entanto, a violenta tortura tanto física como psicológica a que se sujeitam tantos animais diariamente deveria mover-nos da mesma forma. Diariamente, milhões de animais são sujeitos a uma vida de prisão, de maus tratos, agressões e tortura, até findarem numa morte profundamente dolorosa, com o único fim de nos facilitar a vida. É simplesmente macabro. Como já alguém terá dito é um holocausto animal, onde os animais são criados em autênticos campos de concentração para mais tarde servirem de alimento aos humanos. Nem na morte são respeitados, sendo que muitos dos animais que vão para matadouros acabam sendo sujeitos a uma violência atroz, como por exemplo, sendo esfolados ainda vivos. Outros são sujeitos a torturas igualmente horrendas, sendo sujeitos a substâncias nocivas, abrasivas, que os deixam marcados (cegueira, amputações, hemorragias, entre tantas outras marcas) com o único fim de garantir qual o impacto que tais substâncias terão no ser humano. E quantos destes testes servem apenas a vaidade humana. Há muito tempo que se sabe que tais testes não são fiáveis e que existem alternativas não cruéis, mas a violência continua. Porquê? Porque muitos de nós, algumas vezes por ignorância, demasiadas vezes por comodismo, continuamos a alimentar essa máquina atroz, olhando para o lado e "lavando daí as mãos".
Pois bem, as mãos de todos estão manchadas de sangue. É escusado dizer-se que não somos nós a agredir, se afinal somos nós que financiamos tal barbárie e isso tem um nome, é ser cúmplice do mesmo crime. Seja o consumo exagerado de carne (os desperdícios de alimento do 'mundo ocidental' chegariam para acabar com a fome) que estimula a produção em massa de animais e que origina diversos crimes ambientais, além de criar as condições para os maus tratos aos animais em questão, seja o consumo irresponsável de produtos testados em animais quando existem tantas alternativas, diariamente alimentamos esta atrocidade. Não são os governos que têm que fazer alguma coisa, pois quem tem verdadeiramente o poder nas mãos somos nós, os consumidores. Chega de cada um de nós procurar desresponsabilizar-se com desculpas sem sentido. Se o consumidor se negar a adquirir produtos testados em animais, as empresas mudam e deixam de os fazer. Se as pessoas que entendem que precisam de produtos de origem animal para a sua própria sobrevivência, pelo menos o façam de forma responsável, isto é, adquirindo produtos cujo animal foi respeitado na sua vida e natureza, criado com o mínimo de respeito e de condições, as empresas adaptam-se e criam essas condições. É o mercado que dita as regras, não os produtores.

No mundo animal existe injustiça, uns são vistos com carinho, tantas vezes humanizados, os de companhia, outros são tratados como produtos, os de criação. Se é verdade que muitos vêm todos os animais como coisas, sejam eles de companhia ou de criação, a verdade é que comparativamente são tratados de forma, absolutamente, desigual. Chega de criar distinções. Animal é animal, tem emoções, têm sentimentos, têm inteligência, têm sensibilidade e têm igual direito a uma vida tranquila no ambiente que lhes é natural.

É tempo de acabar com o Triunfo dos Porcos, onde "todos o animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros."

2 comentários:

  1. Fico feliz que tenha gostado do texto. Obrigado por partilhá-lo com outros. Um grande abraço.

    João Varela

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço a sua contribuição porque "todos o animais são iguais, mas alguns AINDA são mais iguais que os outros."

    Abraços!

    ResponderEliminar