quinta-feira, dezembro 02, 2010

Leite ou não leite: Eis a questão

Todo mundo que se torna vegetariano chega a este dilema: continuar ou não tomando leite?
Parar com qualquer tipo de carne parece óbvio. Existem questões claras como a ética animal, a superprodução, a crueldade animal, a destruição do meio-ambiente, os malefícios à saúde, a grande incidência de câncer….
Mas e o leite?
Todo vegan que se preze sabe que existe também crueldade com as vacas leiteiras, que, mesmo sem seus bezerros, sem estarem grávidas, continuam dando leite sem parar para saciar a infinidade de lacticínios e derivados que possuímos disponíveis no mercado.
Às vezes os vejo, eles que ocupam prateleiras quilométricas, e me lembro de tudo aquilo que é feito com leite: cremes, doces, bolos, iogurtes, queijos, pratos salgados, pizzas, molhos, salgadinhos, lanches, bebidas, massas, tortas, etc, e fico estarrecida. Como fugir disso? Deste hábito? Se em todos os lugares na nossa cultura se cultiva o consumo de leite, mesmo se sabendo que ele não é necessário à animais adultos, ou seja, todos os seres humanos, já que o único período em que necessitamos de leite é quando o obtemos de nossas mães e não de qualquer outro animal. Além disso, existe as seguintes questões:
  1. O cálcio presente no leite não é bem absorvido pelo organismo – as folhas verdes possuem muito mais deste nutriente;
  2. O excesso de leite causa o efeito contrário. O próprio leite corrói o cálcio dos ossos;
  3. Existe pus, sangue, antibióticos no leite, pois, afinal de contas, a vaca não está feliz, nem saudável;
  4. 75 % da humanidade tem alergia a lactose e por isso, sofre de doenças respiratórias, de pele, isso sem contar os desarranjos gastro-intestinais;
Então, sabendo disso tudo, como ainda consumimos leite?


Referências

Sem comentários:

Enviar um comentário