terça-feira, julho 20, 2010

Tourada com mais protestos

Associações preparam manifestação junto à Câmara em Oliveira de Azeméis

Três associações de defesa dos animais vão manifestar-se, na tarde de hoje, quarta-feira, em frente à Câmara de Oliveira de Azeméis para protestarem contra a tourada de sábado em Cucujães.A Autarquia nega o apoio à iniciativa, mas as associações não estão convencidas.

Um dia depois da Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira (Aanifeira) ter equacionado, ao JN, a possibilidade de se manifestar no sábado em frente ao campo do Clube Desportivo de Cucujães, as associações Ani São João (de S. João da Madeira) e a Patinhas (de Vale de Cambra) juntaram-se ao protesto. As três decidiram empreender uma acção conjunta, hoje, pelas em frente aos Paços de Concelho de Oliveira de Azeméis.

“Vamos vestir-nos de preto e protestar contra esta iniciativa”. “Em Oliveira de Azeméis nem sequer há tradição que sirva de desculpa habitual a este tipo de iniciativas”, explicou a presidente da Ani São João, Teresa Oliveira, embora afaste, para já, a possibilidade desta associação estar presente no dia da tourada em Cucujães. “Somos pessoas pacíficas e não gostamos de confrontos” disse.

A associação considera ?lamentável? que, nos dias de hoje, ?tenhamos que assistir a estes tristes acontecimentos? e critica o alegado apoio que a Câmara Municipal e Junta de Freguesia estarão a dar à iniciativa, promovida por uma empresa particular.
Câmara desmente apoios

Ainda ontem, contudo, a Autarquia desmentiu qualquer apoio. ?Houve um pedido de licenciamento por parte de uma empresa e a Câmara diferiu?, afirmou, ao JN, o vereador Ricardo Tavares, garantindo: ?Tratou este evento como faz com qualquer outro?.
O autarca ressalvou, contudo:“Ninguém é obrigado a assistir. Só vai quem quer como noutro evento qualquer”.

Sobre o facto do logótipo da Câmara aparecer na promoção do evento e da tourada estar a ser divulgada na página da Internet do Município, Ricardo Tavares explica também que “a Câmara empresta o logótipo a todos os eventos”. “O nosso apoio à iniciativa é zero”, concluiu, assim, aquele vereador.
JN

Sem comentários:

Enviar um comentário