quarta-feira, julho 14, 2010

Recolher quer dizer pô-los a dormir, sabia????.

Acabavam de me informar que a Câmara Municipal de Câmara de Lobos tenciona fazer "limpezas" na sua cidade. Acontece que essa limpeza vai para além do lixo e atinge os animais abandonados.

Numa atitude cobarde, solicitaram à SPAD a recolha de todos os cães abandonados da cidade, em dois dias. Estamos a falar de 40 cães ou quem sabe, até mais!
Estamos a falar de uma quantidade de animais que nem SPAD nem PATA nem ninguém, tem capacidade para arranjar solução em tão curto espaço de tempo!

Infelizmente, a SPAD muito trabalhou e muito contribuiu para que isto começasse a acontecer através dos seus protocolos com as Câmaras, mas isso é outro problema e o que me importa agora são estes animais.

Gostaria de perguntar ao Sr. Presidente da Câmara ou seja quem for que teve esta magnífica ideia, se alguma vez se preocupou com os animais abandonados do seu concelho?

Se alguma vez, tentou a sensibilização, perante os seus munícipes, em relação ao abandono animal, em relação à necessidade de esterelizar os animais, etc, etc.
Claro que não! Nem você, nem nenhum outro presidente de Câmara, nem ninguém do Governo, de Partidos de Oposição, de Igrejas, NINGUÉM!
É fácil limpar o lixo e mandar alguém varrê-lo para debaixo do tapete, certo?

Qualquer pessoa que se diga inteligente, que se considere informado, sabe perfeitamente, (e isto até veio publicado numa página do DN de hoje, 12.07.2010), as dificuldades da SPAD e a sua lotação em relação aos animais. Deve saber também das dificuldades da PATA, na luta em prol dos animais, assim como da luta e do esforço de muitos anónimos que muitas das vezes lutam sem armas contra um inimigo poderoso.

Caros senhores, penso que os madeirenses em geral têm o direito de serem informados dos planos desta Câmara e da SPAD.
Só assim, os que se preocupam com os animais, terão a oportunidade de se manifestarem e os outros os ditos superiores, a oportunidade de um dia lhes pesar a consciência (se é que ainda têm).

Fonte

40 cães vadios encontrados em operação de limpeza
Operação com várias dezenas de homens cedidos pelo instituto de emprego



A Câmara de Câmara de Lobos quer retirar quatro dezenas de cães vadios da zona do Bairro da Palmeira nas próximas semanas, mas nem a Sociedade Protectora dos Animais Domésticos, nem a PATA têm espaço para acolhê-los. Micaela Quintal, da SPAD, lembra que há falta de canis municipais na Região; Fátima Gonçalves, da PATA, explica que é impossível resolver o problema em tão pouco tempo.

Na autarquia a decisão está tomada e há uma semana que prossegue uma operação de limpeza no Bairro da Palmeira ("Malvinas"). Arlindo Gomes, o presidente da Câmara, quer tirar o mato, podar as árvores e acabar com os galinheiros que os moradores construíram nos espaços destinados aos jardins. E foi a meio desta operação - que envolve a Investimentos Habitacionais da Madeira e o Instituto do Emprego - que se descobriram as quatro dezenas de cães vadios.


Como o concelho não tem canil, a Câmara pediu ajuda à SPAD, mas as jaulas da Protectora estão lotadas, tanto no Vasco Gil como nas instalações da Sociedade. "Temos 311 animais, recebemos uma cadela com uma ninhada, mas não temos espaços para acolher tantos animais em tão curto espaço de tempo". Para Micaela Quintal, esta situação mostra bem a falta que fazem os canis. "Na Madeira, apenas o Funchal e o Porto Santo têm canis. Os restantes nove nunca encontraram uma solução para os seus cães vadios e errantes. Quando há problemas, são obrigados a recorrer às associações, mas na Região só há duas e não conseguem dar resposta a tudo. Seria bom pensar em campanhas de esterilização de cadelas para conter o problema".

Se as jaulas da SPAD estão cheias, a PATA não tem sequer espaço para acolher animais de rua. Fátima Gonçalves, a responsável pela associação de defesa dos animais, diz que é impossível resolver um problema desta dimensão em 15 dias. "Nós já tratamos de um problema semelhante no Bairro da Bemposta, em Santa Cruz, mas lentamente. Fizemos desparasitações, depois esterilizámos as cadelas e só assim conseguimos encontrar donos".

Apesar dos prazos apertados, a PATA está disponível para colaborar e encontrar uma solução aceitável para os muitos cães vadios do Bairro da Palmeira. A associação quer tratar dos cães e identificá-los para depois encaminhá-los para adopção. A proposta está, neste momento, a ser estudada pela Câmara, quer resolver o assunto depressa.

Sem comentários:

Enviar um comentário