quinta-feira, julho 29, 2010

O Teatro português está de Luto: Morreu o actor António Feio

António Feio (1954-2010)
Morreu o actor e encenador António Feio.
Sentidos pela perda, aplaudimos de pé como se faz aos grandes das Artes.




Faleceu António Feio, aos 55 anos, esta noite no hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado em fase terminal de um cancro no pâncreas. O actor apresentou recentemente o trailler do filme "Contraluz", do realizador Fernando Fragata, mas são as suas “Conversas da Treta” que vão ficar para sempre na memória dos portugueses.

A última mensagem deixada na rede social Facebook é de 17 deste mês e diz: «ESQUEÇAM A MINHA DOENÇA! PAREM PARA PENSAR!». Logo abaixo, o actor escreveu: “eu sou português, agora até sou comendador, mesmo que não fosse (lol), devo, gostava e devia de defender a imagem de Portugal tanto cá como no mundo... mas não consigo !!! será que não há ninguém que saiba gerir este país com seriedade, competência, rigor financeiro, justiça e respeito por todos nós???”.

O “Filme da Treta” foi uma das muitas produções em que António Feio entrou. O actor nasceu em Lourenço Marques a 6 de Dezembro de 1954, aos sete anos veio para Lisboa e a família acabou por instalar-se em Carcavelos.

É convidado por Carlos Avillez para fazer a peça “O mar”, de Miguel Torga e que teve estreia em Maio de 1966. A partir daí começa a participar em trabalhos na televisão, na rádio, publicidade e filmes.

Em 1969, regressa a Lourenço Marques e em 1974, faz a digressão do teatro experimental de cascais por Moçambique. Regressa com a companhia a Lisboa e casa com a jornalista Lurdes Feio de quem tem duas filhas.

O teatro S. Luiz, o teatro Adoque, o Abc, o teatro aberto, o teatro Variedades e d. Maria II foram algumas das suas casas.

Teve uma vida marcada por muitas encenações sendo algumas das mais importantes “A Partilha, “O que diz Molero”, “Deixa-me Rir, “Portugal uma comédia musical” e “Jantar de idiotas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário