quarta-feira, junho 16, 2010

UE: Ficará brevemente a comida vegetariana isenta de carne?

O Parlamento Europeu vai a votos em relação à protecção legal dos termos “vegetariano” e “vegano”.


Hoje é um dia bom para os clientes europeus: o Parlamento Europeu tomou decisões acerca da alteração n.º 175 da nova regulamentação acerca da provisão de informação alimentar aos consumidores, que pretende fazer cumprir o que organizações vegetarianas por toda a Europa têm vindo a exigir há anos: uma definição legal e protecção dos termos “vegetariano” e “vegano”.

Esta alteração pretende garantir que a comida declarada como “vegetariana” não inclua quaisquer produtos provenientes de animais mortos. Embora isto pareça evidente, o termo “vegetariano” tem estado num vazio legal até agora, deixado inteiramente à fantasia de cada produtor, o que tem levado a mal-entendidos, abusos e tentativas deliberadas de induzir os clientes em erro.

Por estas razões, a definição dos termos “vegetariano” e “vegano” é da máxima importância e está há muito tempo atrasada. Agora acabou a época de ter de se pesquisar os ingredientes de cada produto. Acabou a época de, não apenas vegetarianos e veganos, mas também Muçulmanos e Hindus suportarem o ónus de estarem atentos e conscientes em relação à alimentação. A introdução de uma descrição padronizada e claramente definida do produto é uma clara vitória não só parara vegetarianos mas para consumidores responsáveis em geral. Essa descrição representa a protecção de cada estilo de vida individual e a diversidade da nossa cultura.

Contudo, a alteração tem de passar na Comissão Europeia e no Conselho da Europa antes de entrar em vigor em toda a Europa.

Segundo o artigo 35 da lei de informação alimentar, as definições são as seguintes: O termo “vegetariano” não deve ser aplicado a comidas que consistem em/ ou são feitas de/ ou com a ajuda de produtos derivados de animais que tenham morrido, tenham sido mortos ou animais que morram como resultado de terem sido comidos. O termo “vegano” não deve ser aplicado a comidas que consistem em/ ou são feitas de/ ou com a ajuda de animais ou produtos de origem animal (incluindo produtos de animais vivos).



Fonte: Centro Vegetariano

Sem comentários:

Enviar um comentário