quarta-feira, maio 19, 2010

Parlamento Europeu quer etiqueta “made in” obrigatória nos produtos têxteis


O Parlamento Europeu defendeu hoje em Estrasburgo a obrigatoriedade de uma etiqueta “made in” em todos os produtos têxteis colocados no mercado europeu, que indique a origem do produto de forma não enganosa.
A assembleia aprovou hoje por larga maioria – 528 votos a favor, 18 contra e 108 abstenções – alterações a uma proposta de regulamento de acordo com as quais os produtos têxteis só poderão ser considerados originários do país em que foram realizadas pelo menos duas das seguintes fases de fabrico: fiação, tecelagem, acabamento ou confeção.
O Parlamento Europeu estipula que um produto têxtil só pode ser descrito na etiquetagem como “inteiramente originário de um país” se todas estas quatro fases de fabrico tiverem sido realizadas nesse país.
As indicações de origem devem permitir que os consumidores tenham conhecimento da origem exata dos produtos que compram, salientam os eurodeputados, defendendo a aplicação de regras harmonizadas para a etiquetagem de produtos têxteis.
O PE quer também que seja indicada na etiqueta a presença de materiais derivados de animais, para que os consumidores possam verificar, ao adquirir um produto têxtil, se esse produto contém partes não têxteis de origem animal, como pelo ou couro.
A legislação proposta ainda está a ser negociada com o Conselho (Estados-membros).
Fonte
via Vista-se

Sem comentários:

Enviar um comentário