domingo, maio 02, 2010

Outros temperos: Cozinha sem sal

Cozinha sem salTemperar as saladas com vinagre de ameixa ou usar sementes de sésamo tostadas são duas formas de reduzir o consumo de sal. Ervas, especiarias e até algas são uma boa alternativa

«Salgar não é a única forma de dar paladar à comida. Esta deve ser também picante, amarga e doce», diz Ana Isabel Almeida, responsável pelo restaurante vegetariano Oriente Chiado, em Lisboa. Neste espaço, o truque é dar a cada prato um sabor diferente com a ajuda de ervas aromáticas e especiarias: «Como temos uma grande influência da cozinha oriental, usamos muito o caril, o açafrão e os cominhos, e não privilegiamos tanto o sal como a culinária portuguesa».
A opção por estes temperos é uma forma de seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que, desde 2006, defende o slogan 'less salt, less risk', ou seja, 'menos sal, menos risco', de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. O objectivo é levar as pessoas a consumir menos de cinco gramas de cloreto de sódio por dia. Em Portugal, significa reduzir para quase metade o seu consumo.
A tarefa é simples para quem adoptar as estratégias da alimentação ayurvédica, que até usa as ervas aromáticas e as especiarias como «ferramentas terapêuticas e preventivas», diz Valter Cardim, pioneiro do sistema ayurvédico em Portugal há quase 20 anos.
O sal não é ignorado, até porque em «quantidades moderadas» estimula a digestão, alivia a ansiedade e tem um poder laxante. Mas é muitas vezes substituído por algas, marisco, moluscos e peixes de águas salgadas.
Da terra, gengibre, alho e cominhos são os mais usados. O primeiro é um expectorante natural e melhora a circulação; o segundo trata infecções, é rejuvenescedor e estimula a actividade sexual; os cominhos são estimulantes e diuréticos.
Para quem acha impossível comer pratos insonsos, ainda que temperados, a opção é usar sal marinho integral. Para os macrobióticos, defensores da saúde através de uma boa alimentação, o sal comum refinado tem adição de açúcar e químicos, enquanto o integral tem mais 4% de outros minerais e oligoelementos essenciais para o organismo.
Maria Francisca Seabra

1 comentário:

  1. Gostei da matéria,peço ajuda para encontrar vinagre de ameixa,aqui no Brasil.
    Cleverson Antunes

    ResponderEliminar