quarta-feira, maio 26, 2010

"Livros" humanos vão contar histórias de vida

São “livros” humanos e podem conversar com os “leitores” e entre si mesmos. Essa reunião de pessoas de raças, credos e estilos de vida diferentes surge no âmbito do projecto “Biblioteca Humana” que tem como base a reflexão sobre a diversidade cultural.
O evento promovido e organizado por um grupo de alunos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo, da Universidade dos Açores, decorrerá hoje, à noite, na biblioteca da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade em Angra do Heroísmo.

Apesar de conhecido um pouco por todo o mundo, inclusive em Portugal, o projecto “Biblioteca Humana” surge nos Açores, pela primeira vez, a cargo de um grupo de cinco alunos que se encontram a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores.
Esta iniciativa surge no âmbito da disciplina de Cidadania e Formação Cívica e tem como base a promoção do diálogo entre pessoas de raças, credos e ainda estilos de vida diferentes, sendo que, por isso, as alunas Sandra Serpa, Sandra Rodrigues, Carlos Barcelos, Anabela Simões e Vanda Belém optaram por realizar o evento no Dia Mundial da Diversidade Cultural comemorado a 21 de Maio.
“Consideramos uma ideia inovadora internacionalmente que até ao momento não havia sido colocada em prática nos Açores. É um grande desafio para nós”, revela Sandra Serpa, responsável pelo evento, adiantando que, na prática, a acção reúne um conjunto de pessoas com vivências fora do comum. “Em vez de livros físicos são livros “humanos” e os “leitores” vão conhecer a história de vida dessas pessoas no sentido de encarar as diferenças de uma forma positiva”, explica.  
Na sua maioria, os participantes carregam consigo episódios particulares como vítimas de preconceitos, racismo ou intolerância por parte da restante sociedade civil. Segundo Carlos Barcelos, a discriminação baseada na orientação sexual, na deficiência física e motora, e no activismo dos Direitos dos Animais são alguns dos casos mais frequentes nos dias de hoje.
“As pessoas portadoras de deficiência, as que defendem a prática de vegetarianismo no regime alimentar e os imigrantes são outras das vítimas de preconceitos”, acrescenta o aluno ao explicar o processo de selecção dos referidos livros “humanos”. “Primeiro tentámos saber quais os preconceitos que ainda enfrenta a nossa sociedade, e depois disso avançámos com a escolha de pessoas cuja história de vida se relaciona com esses mesmos preconceitos. Desta forma esperamos poder contribuir para ultrapassar as diferenças”, justifica.
A acção decorrerá na Biblioteca da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade em Angra do Heroísmo, a partir das 19h30, e tem como público-alvo a comunidade escolar, nomeadamente estudantes da universidade e de uma turma do ensino nocturno daquela Escola, convidada a estar presente, e a população em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário