quarta-feira, maio 26, 2010

Jornadas e simpósio debatem nutrição



“Entre 40 a 50 por cento dos doentes dos serviços de medicina interna têm, à entrada do hospital, algum tipo de desnutrição”, diz Isabel Albuquerque
Terminaram ontem as III Jornadas de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição de Aveiro, e o II Simpósio de Nutrição, que decorreram no hotel Meliá Ria.
As acções foram direccionadas para profissionais de saúde, das áreas de medicina geral e familiar e de nutrição. De acordo com Carlos Simões Pereira, director do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Aveiro, “os diversos temas foram abordados por especialistas em cada uma das áreas, de forma prática, e objectiva, para que todos retirassem mais-valias para o tratamento dos seus doentes”.
Ontem, segundo dia das Jornadas, foram abordados temas como “a endocrinologia em diferentes etapas da vida” e “…e na gravidez”, e teve também lugar o II Simpósio de Nutrição, com temáticas como o “impacto do padrão alimentar na saúde”, “a nutrição na reorganização dos cuidados de saúde primários” e “nutrigenómica – a alimentação baseada no perfil genético”.
De acordo com Isabel Albuquerque, da Unidade de Nutrição do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Hospital de Aveiro (que organizou a iniciativa), os objectivos do simpósio consistiram em “sensibilizar médicos, enfermeiros e nutricionistas para a problemática dos padrões alimentares ocidental, mediterrânico e vegetariano” e “abordar a obesidade, que é uma pandemia nacional”. “Entre 40 a 50 por cento dos doentes dos serviços de medicina interna têm, à entrada do hospital, algum tipo de desnutrição – se essa desnutrição não for rastreada, e alvo de suporte nutricional adequado, pode agravar-se, e os custos podem ser maiores em termos financeiros e de saúde”, defendeu a responsável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário