segunda-feira, abril 26, 2010

Proteger animais (que não falam)



Texto do álbum de Susana Pereira no Facebook e que não posso deixar de partilhar. Vale a pena ver o álbum pois tem informação importante relacionada ao vegetarianismo, protecção/defesa animal em geral.



Cada imagem colocada neste album contém o respectivo link associado.

Para além de expressar o meu profundo desagrado em relação à tauromaquia, procuro partilhar aqui informação relacionada com a defesa dos direitos daqueles animais que coabitam connosco mas que, por razões óbvias, não falam. Mas sentem. Encontram-se aqui links que eu espero que sejam úteis para quem também não é indiferente a este assunto e procura informação que o/a ajude a não contribuir para o sofrimento dos restantes animais deste planeta.

Quero também fazer uma ressalva ao facto de não nos esquecermos de não desrespeitarmos as pessoas que não partilham as mesmas sensibilidades que nós, utilizando a agressividade (física ou verbal) para com elas uma vez que, em termos práticos, não creio que isso leve alguém a algum lado construtivo (antes pelo contrário, só me parece que cria ainda mais barreiras na transmissão da mensagem que se pretende fazer chegar). E, quer queiramos admitir ou não, as pessoas são muito mais complexas... Não podem ser classificadas apenas por gostarem muito de animais ou não ou de touradas ou não ou por serem mais ou menos sensíveis ao sofrimento do que não lhes chega aos olhos ou ao coração. Felizmente somos muito mais do que isso e os filtros da sensibilidade humana são muito mais vastos e diversos. Além do mais cada ser humano existe em constante estado de mutação. Hoje sente e pensa de uma maneira, amanhã poderá sentir e pensar de outra. Maltratar gratuitamente os outros só porque têm opiniões diferentes das nossas cria, automaticamente, uma barreira que impede receber (ouvir) qualquer informação que lhes chegue deste lado e cria ainda mais entraves à pretendida mudança.

Para quem não entendeu bem este meu anterior paragrafo e para que não restem dúvidas em relação à minha posição em relativamente a este assunto, reforço:

Sou totalmente contra o sofrimento alheio quando este é provocado gratuitamente, ou seja, por desporto ou, simplesmente, quando não se recorrem a métodos alternativos de sobrevivência da nossa (ou outra) espécie que não impliquem o sofrimento dos restantes (que já sabemos que sentem, ou seja são sencientes). Não havendo alternativas sou contra que não se utilize a nossa massa encefálica para as inventar. Explícito: sou totalmente contra a tourada, lutas de galos, cães, ou qualquer outra luta, entre animais sem capacidade de decisão sobre o assunto, provocada pelo ser humano e procuro manter, na medida das minhas possibilidades, uma atitude activa ("pró" e "re") no que diz respeito à defesa do bem-estar animal. Não há desculpa para, por exemplo, não assinar petições, neste sentido, é o mínimo que podemos fazer, para além de procurarmos adoptar uma postura (acção) individual consciente, fidedigna e em harmonia com o que defendemos (ideia).

Quero, desde já, também deixar aqui o meu agradecimento a TODAS as pessoas que empenham o seu tempo de vida na defesa destas causas. Infelizmente há essa necessidade (entre outras não menos importantes, de cariz social/político igualmente prioritárias a meu ver e não menos merecedoras da nossa atenção).

Mas, nunca acreditei em "guerras santas", não aprovo fundamentalismos, fanatismos ou extremismos (mesmo nas causas em que eu acredito e defendo) e dessas posturas procurarei distância, porque as acho cegas e como tal perigosas (eis neste vídeo um pequeno exemplo do que pretendo dizer: http://www.youtube.com/user/SearMeShell#p/a/u/1/COPj9ID7gAc )... 

Eu não vejo o mundo a preto e branco. Além de que, atitudes extremistas, me parecem quase sempre muito pouco eficientes no que diz respeito a atingir o cerne das questões, despoletando na maioria vezes efeitos secundários perniciosos, contrários aos desejados, por ser uma postura que afasta simpatizantes (que reprovam determinadas atitudes extremistas) e em vez unir pessoas, para a defesa de causas que partilham, separa-as. Enfraquecendo assim a concretização de objectivos que, no fundo, todos gostaríamos de ver atingidos. Não acredito em posturas que, em nome de um (qualquer) bem moral procuram impor aos outros os seus pontos de vista, à força. Aposto na divulgação de informação e em campanhas de sensibilização (sob uma abordagem informativa e livre, o quanto possível, de quaisquer conceitos morais) sobre o assunto. Acredito na capacidade humana para pensar e reflectir sobre os acontecimentos do mundo e na sua capacidade de agir (tomar medidas individuais, sociais e políticas) em prol de um mundo melhor, onde o respeito pela Natureza (pelas diversas naturezas de cada ser vivo) seja assumido de forma séria, integra e socialmente responsável.

Nota: Alguns dos links que aqui coloquei direccionam para imagens que eu considero chocantes (não que eu tenha algum prazer em partilhar estas imagens, antes pelo contrário, detesto partilhar coisas negativas mas, muito infelizmente as mesmas também fazem parte da nossa realidade actual, ignorando-as ou não, e talvez possam ajudar a explicar o motivo da informação que pretendo partilhar aqui) por isso restrinjo este album aos meus amigos cujas idades são inferiores a 16 anos.
Localização: Planeta Terra

1 comentário:

  1. Concordo contigo em genero número e grau! Temos que levar esta bandeira para todos incansávelmente. E assim eu creio que chegaremos a onde queremos.
    Bjos

    ResponderEliminar