sexta-feira, março 12, 2010

Madrid vai pedir que touradas sejam declaradas bem cultural



MADRID (Reuters) – O governo regional de Madrid vai iniciar os trâmites para declarar as touradas um Bem de Interesse Cultural, disse na quinta-feira uma alta funcionária espanhola, enquanto o Parlamento da comunidade autônoma da Catalunha avalia a possível abolição da prática.
De acordo com as leis espanholas, qualquer pessoa pode solicitar a declaração de um Bem de Interesse Cultural. A declaração ou não será determinada por organismos competentes, como o Conselho de Ministros, as comunidades autônomas ou as prefeituras.
“Ninguém pode estranhar o pedido, já que a cultura tauromáquica (das touradas) é algo que faz parte da cultura espanhola e mediterrânea desde tempos imemoriais”, disse Esperanza Aguirre Dixit, presidente da Comunidade de Madri.
“Basta ver que, desde Goya, Picasso ou García Lorca, ou, fora de nossas fronteiras, Hemingway ou Orson Welles, todos trataram das touradas como arte.”



Na Catalunha, 15 defensores das touradas e 15 opositores, entre eles toureiros, filósofos, veterinários, criadores de gado ou integrantes de grupos que combatem os maus-tratos aos animais, compareceram na quinta-feira para apresentar seus argumentos. Em dezembro o Parlamento catalão aprovou uma iniciativa de proibição das touradas, que agora está tramitando pelo Congresso como projeto de lei.
 Ao final dos depoimentos será designado um relator encarregado de elaborar um informe, e depois o texto poderá ser submetido à votação antes do verão no hemisfério Norte, segundo fontes do Parlamento da Catalunha.
A plataforma catalã Prou! (Basta!) foi a instigadora de uma campanha que recolheu um total de 180.169 assinaturas, quase quatro vezes as 50 mil necessárias por lei, para abrir um debate parlamentar com vistas à proibição total das touradas na comunidade.
 Mas o vice-presidente regional da comunidade de Madri, Ignacio González, negou que a decisão seja uma revanche contra a iniciativa catalã, cuja discussão legislativa começou na quarta-feira.
A Prou! anunciou que, se a iniciativa da Catalunha tiver êxito, pode chegar a outras comunidades autônomas nas quais as touradas têm menos apoio popular.
Embora existam poucos estudos a esse respeito, os grupos que combatem as touradas e defendem os direitos dos animais citam uma pesquisa Gallup realizada em 2006, segundo a qual 72,1 por cento da população espanhola afirmou não ter interesse algum pelas touradas.
(Reportagem de Raquel Castillo)

FONTE







Touradas separam Madrid de Barcelona
06 Março 2010

 O Governo da região de Madrid, liderado pela conservadora Esperanza Aguirre, proclamou a tauromaquia como património cultural. Esta decisão surge no momento em que o Parlamento catalão, em Barcelona, debate a interdição de touradas, o que tem causado polémica em Espanha.



Fonte




Parlamento catalão inicia debate sobre touradas

03 Março 2010
Lisboa, 03 mar (Lusa) - A Comissão de Meio Ambiente da Catalunha iniciou hoje audições de aficionados e opositores das touradas, após a aprovação em trâmite de uma Iniciativa Legislativa Popular que reclama o encerramento das praças catalãs.
Compareceram perante os deputados 30 pessoas, 15 a favor e 15 contra as corridas de touros, tendo sido abordados dois aspetos fundamentais: sentimento - quer de gáudio por parte dos favoráveis à 'fiesta', quer de repulsa por parte dos defensores dos direitos dos animais - e ciência.
De acordo com o site do jornal espanhol El País, os pró-taurinos afirmaram existir uma perseguição à tauromaquia na Catalunha, sustentando que estão em causa "tradição, cultura e valores".

Sem comentários:

Enviar um comentário