sábado, março 13, 2010

9º Congresso Português de Diabetes


9º Congresso Português de Diabetes, até 13 de Março, no Tivoli Marinotel, em Vilamoura
Quantas crianças e jovens têm Diabetes em Portugal?

9º Congresso Português de Diabetes, até 13 de Março, no Tivoli Marinotel, em Vilamoura  <br>
Quantas crianças e jovens têm Diabetes em Portugal?<br>O segundo dia do 9º Congresso Português de Diabetes foi marcado por dois grandes temas: o problema das amputações e dos custos das situações ligadas ao pé diabético e a necessidade de melhorar os cuidados às crianças e adolescentes que sofrem com a doença. Amanhã, está agendada a participação Provedor da Justiça, Alfredo José de Sousa para discutir os direitos sociais das pessoas com Diabetes.
«34% dos custos dos internamentos por Diabetes estão relacionados com situações ligadas ao pé diabético. Só em 2008 foram contabilizadas cerca de 1500 amputações. Estes números são assustadores. A criação de consultas de pé em todos os hospitais e de equipas multidisciplinares nos hospitais centrais que sejam capazes de avaliar a necessidade de revascularização são medidas essenciais para contrariar estes números», refere o Dr. José Manuel Boavida, presidente da Sociedade Portuguesa da Diabetologia.


As crianças e adolescentes com Diabetes foram outro dos temas em foco no segundo dia do congresso. De acordo com o Dr. José Gíria, da Direcção-Geral da Saúde, «o aumento de internamentos de crianças com diabetes duplicou nos últimos oito anos. Por isso, é urgente identificar quantos jovens, com menos de 21 anos, têm Diabetes em Portugal. Nesse sentido, criámos na Direcção-Geral da Saúde (DGS), o registo DOCE – Diabetes Registo de Crianças e Jovens».

O DOCE faz parte do projecto internacional SWEET que pretende melhorar os cuidados às crianças através de uma colaboração internacional mais intensa.

Amanhã, o congresso conta com a participação do Provedor da Justiça, Alfredo José de Sousa, que irá apresentar os direitos e deveres das pessoas com Diabetes.

A alimentação também estará no centro das atenções. Até onde ir no vegetarianismo? Diminuir ou não os hidratos de carbono? Quantas vezes se deve comer por dia? Estas e outras questões serão abordadas no terceiro dia do congresso. 

Jean-Phillipe Assal, considerado o pai da educação na área da Diabetes, irá fechar o terceiro dia do congresso, mostrando que os grande mestres na educação podem dar exemplos para ajudar as pessoas a serem mais livres e autónomas mantendo um óptimo controlo da situação

Até ao dia 13 de Março, o Tivoli Marinotel será palco de importantes debates, numa organização da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD). Encontros com especialistas, simpósios, conferências e comunicações orais sobre os avanços no combate à diabetes terão lugar durante os 4 dias do congresso.


Sobre a SPD (Sociedade Portuguesa de Diabetologia) Sociedade científica de direito privado, sem fins lucrativos, com filiação em organismos nacionais e internacionais. Tem como objectivos a defesa dos interesses científicos, sociais e morais dos seus associados, bem como promover, cultivar e desenvolver a investigação e o ensino da Diabetologia.

A diabetes é uma doença crónica que atinge cerca de 900 mil pessoas em Portugal, estimando-se que existam mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo. Segundo a OMS, a diabetes é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, e a cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença. Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida. A maior parte dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos se for adoptado um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário