É irónico que tantos humanos se achem superiores aos animais de outras espécies com argumentos como a "nossa inteligência" quando a maioria dos humanos, de inteligência, tem muito pouco. Felizmente a inteligência não é uma virtude, e seja como for é medida por critérios muito relativos, e há quem tenha, segundo esses critérios, muito pouca, mas ainda assim consiga ser melhor pessoa que quem a tem em suposta abundância. Porque é que a inteligência dos ditos inteligentes chega para tão pouco? É que não basta tê-la, há que dar-lhe uso, servir-se dela, para propósitos maiores que apenas "ser inteligente". Se o fizerem, talvez reconheçam que há coisas mais importantes, talvez se comecem a preocupar, talvez olhem menos para o próprio umbigo, talvez percebam que fazemos todos parte de um todo e que o afectamos e às outras partes que o compõem com todas as nossas escolhas, talvez mudem. Talvez mudem. Dá para rasurar esse "talvez"?
Não, não somos superiores em nada, muito menos em inteligência. Sejamos apenas superiores ao que temos sido até agora. Sem refúgios, sem desculpas, porque nada nos desresponsabiliza, por mais que não queiramos admitir as nossas responsabilidades.
Comes um animal, és responsável pela morte de um indivíduo. Esse indivíduo queria viver, tal como tu. Exploras um animal, és esclavagista. Achas que não porque é "apenas um animal"? Também tu o és. Achas que os outros te são inferiores, as suas vidas menos merecedoras de consideração, porque és um(a) animal especista. Mas podes ser melhor, podes ser apenas um animal.
por Ricardo Petinga
Olá a todos!
ResponderEliminarEncontrei este blog enquanto fazia uma pesquisa acerca do tão recorrente argumento de que "os humanos são animais superiores". Enquanto vegetariana e defensora dos animais humanos e não-humanos, já o ouvi vezes sem conta. No entanto, o que me levou hoje a fazer esta pesquisa foi o facto de eu ter criado uma petição pela obrigatoriedade de prestação de auxílio a animais vítimas de acidente (aqui: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT71887) e, ao tentar divulgá-la, houve quem me respondesse, precisamente, que os humanos são superiores e, portanto, merecem mais respeito e dignidade. Ora, mesmo se partirmos do princípio de que somos superiores, porque supostamente somos "mais inteligentes", "temos consciência" e etc., então, não será nosso dever tratar os outros animais com respeito e dignidade? Se somos incapazes de sentir compaixão, onde é que está essa tal "superioridade"? Ser superior é simplesmente ter o direito de oprimir e desprezar os outros?
Gostei do texto e do comentário.
ResponderEliminar