domingo, outubro 09, 2011

Porque é que os animais sorriem?

Um cientista inglês colecciona imagens de alegria entre os bichos. Quer provar que eles têm sentimentos tal como os seres humanos. Os especialistas estão divididos...

Há dois motivos para os animais brincarem. Um é consensual: assim aprendem a caçar e a lutar. O outro é mais polémico: ao entrarem em jogos, têm prazer e divertem-se, graças a uma região do cérebro que têm em comum com o Homem. O biólogo britânico Jonathan Balcombe dá um exemplo disso no seu livro The Exultant Ark (a arca exultante), em que reúne fotos de bichos felizes: o facto de dois corvos bicarem, à vez, a cauda de uma raposa é pura diversão. Balcombe defende ainda que os animais sentem amor, porque se preocupam com os outros. Mas a maioria dos biólogos prefere usar o termo “ligação”. Para o autor do livro – que tem 130 fotografias de animais com expressões de prazer e emoção – o problema é só este: “Os humanos verbalizam os sentimentos, os animais, por enquanto, não”.
Dois lémures com a cauda às riscas aproveitam os últimos raios de sol de Madagáscar como se estivessem sentados na praia ou na neve.
Um leão goza de uma aragem no meio de um dia de calor insuportável. Balcombe afirma que o prazer está ligado a uma região do cérebro que humanos e animais têm em comum.
“A expressão facial e os movimentos do corpo mostram que eles têm sentimentos”, diz o biólogo. Porcos tocam focinhos da mesma forma que duas crianças.
Um leão bebé diverte-se a brincar com a mãe, tal como duas pessoas. A biologia explica o instinto protector mas não os momentos de ternura entre animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário