domingo, março 13, 2011

Golfinhos Calderon são chacinados na Ilha Faroe, na Dinamarca.


Jovens juntam-se para se assumirem como adultos.
Os golfinhos são uma das espécies que melhor interage com o homem
Os golfinhos são uma das espécies que melhor interage com o homem
O golfinho Calderon aproxima-se, como a maior parte dos golfinhos, do homem para interagir como mostra de amizade.
Quando são capturados junto à praia, são cortados com ganchos grossos. E o mar se enche de sangue…
Este é o conteúdo. As imagens que se seguem são brutais.
Antes de te mostrar as imagens, estive a tentar investigar de forma a tentar apurar se realmente isto era tal e qual o que dizia em todos os sites.
Quando é escrito um post neste blog, ele chega a ser lido mais de 50,000 vezes. Se algo não for verdadeiro, então vira uma mentira gigantesca em muito pouco tempo. A responsabilidade é grande.
O que apurei foi que não são apenas golfinhos, mas sim também baleias piloto e baleias de bico.
Baleia de bico
Baleia de bico
captura de baleias nas Ilhas Faroe é uma actividade que existe desde 1584 e é gerida pelas autoridades competentes. As ilhas têm o seu próprio parlamento desde 1948, o que significa que o governo dinamarquês nada pode fazer para alterar a tradição. As ilhas Faroe são maioritariamente preenchidas por pedras e rochas, aniquilando qualquer possibilidade de subsistirem através da agricultura. Estas ilhas não fazem parte da Comunidade Europeia.
PETA tem uma página onde poderás fazer algo para parar este massacre.
Aqui ficam as fotos do momento da caçada:
O mar fica vermelho
O mar fica vermelho







att00009
The Cove é um filme acerca da caça de golfinhos. Dirigido por Ric O’Barry, um treinador de golfinhos, fez um documentário chocante na cidade de Taijii, Japão, acerca dos abusos animais e dos perigos para a saúde humana acerca desta actividade. Aqui fica o trailer:
Eu só pergunto porquê. Porque realmente não entendo.
Não consigo conceber como se matam animais com a mesma tranquilidade que se troca de camisa. Gosto de imaginar que o mundo é muito mais bonito do que aquilo que eu vejo…
E quando penso em algo como isto aqui:

O que muitas vezes temos é isso…

Baleia morta em Faroe
Baleia morta em Faroe
Como o massacre ocorre, com os barcos a encurralarem os golfinhos:
Uma reportagem sobre o massacre:
Mostr ainda um filme sobre este povo, a sua cultura e os seus hábitos, incluindo o massacre:
Relativamente à questão da Maria Carolina sobre se o Greenpeace tem algo a dizer sobre o assunto, eis a resposta da Greenpeace:
A Greenpeace opõe-se a qualquer actividade humana que seja prejudicial para as populações de baleias, incluindo -- mas não apenas -- todos os tipos de caça comercial sob qualquer pretexto, e sob quaisquer circunstâncias. Daí que também se opõe à matança de baleias piloto nas Ilhas Faroe.
A Greenpeace continua a trabalhar para a criação de grandes reservas marinhas e de fortalecimento da Comissão Baleeira Internacional do (ICW) para a proibição da caça comercial de baleias.
Infelizmente, a caça de baleias-piloto ainda não está regulamentada pela IWC. Enquanto o Greenpeace não tem uma campanha específica sobre as baleias-piloto, em  muitos anos priorizou o confronto de baleias em larga escala no alto mar. A Greenpeace está trabalhando a todos os níveis para garantir que a ICW no futuro irá proteger todas as baleias -- incluindo pequenas baleias, golfinhos e botos, e, portanto, as baleias-piloto.
Não tenho o direito nem a coragem de fazer juízos de valores relativamente a um assunto como este. Tenho, no entanto, a minha opinião, que é formada através dos valores nos quais cresci. E choca-me que existam este tipo de actividades, seja em que país ou cultura aconteça. Mas o mundo é assim mesmo.
Recebi este mail enviado pela minha mãe apenas hoje. E, por coincidência, levámos ontem a nossa filha ao Aquário Vasco da Gama e ao Oceanário.  Ela queria ver peixes e tubarões. Ali ficámos horas a ver peixes, tubarões, anémonas e afins. Perguntou pelos golfinhos mas expliquei-lhe que se ali estivessem golfinhos, iriam andar à luta com os tubarões. (nunca me tinha lembrado de tal coisa)
E continuo a acreditar que na educação se faz o mundo de amanhã. De preferência, sem a morte de animais. E continuo também a acreditar na teoria de Albert Einstein:
“Nada irá beneficiar tanto a saúde da humanidade e o aumento das chances de sobrevivência da vida na Terra quanto uma evolução para uma dieta vegetariana.”
Brilhante…

A Valéria transcreveu este texto que acho fabuloso e que é importante acrescentar a tudo o que escrevi. Aqui fica a transcrição completa:
O Ministério de Assuntos Exteriores e as Embaixadas da Dinamarca têm recebido correspondência que expressa sentimentos causados pelas imagens que circulam na Internet e que retratam cenas de caça a baleias-piloto nas Ilhas Faroé e que, normalmente, vêm acompanhadas de comentários difamatórios.
Antes de se fazer qualquer julgamento sobre a caça a baleias em geral, ou, em particular, sobre a pesca de baleias-piloto nas Ilhas Faroé, é necessário complementar uma possível primeira impressão estética negativa sobre a questão, além de informações imprecisas, com considerações baseadas em factos reais sobre o assunto, assim como diversas questões de princípio, tais como:
Factos sobre a caça a baleias-piloto podem ser obtidos na página www.whaling.fo. Incluem o seguinte:
  • A finalidade da caça é para produção de alimentos
  • A caça é regulamentada pelas autoridades
  • A caça é biologicamente sustentável
  • As autoridades levam a sério o aspecto do bem-estar animal da caça
Pode ser útil, também, ver esta forma de alimentação num contexto mais amplo, incluindo várias questões:
  • Questões relacionadas com o bem-estar dos animais: como se compara esta caça a baleias, e outras caças de grandes mamíferos no seu habitat natural, com o tratamento de animais criados em quintas durante os seus ciclos de vida e de animais tidos como pragas?
  • Ética de produção alimentar: a refeição à base de carne de baleia-piloto representa maior ou menor grau de dor/sofrimento causado pelo homem comparativamente aos pratos que normalmente comemos na nossa própria cultura?
  • Factores geográficos e nutricionais: disponibilidade de fontes alternativas de alimentos, em particular em ilhas e em áreas costeiras remotas, sobretudo nas zonas árcticas e subárcticas do mundo;
  • Diversidade cultural e tolerância/intolerância a pessoas com diferentes preferências alimentares e/ou diferentes atitudes com relação a diferentes animais;
  • Senso de proporção: quão importante é este assunto comparado a outras preocupações ambientais ou de bem-estar animal face ao mundo contemporâneo?
  • Actualmente, a sociedade faroense está a debater sobre a eventual paralisação da caça tendo em conta advertências médicas em relação à alimentação de carne e gordura de baleia, devido à contaminação química. Baleias com dentição, como as baleias-piloto, estão no alto da cadeia alimentar marítima, e estão, portanto, mais propensas que a maioria dos outros organismos marinhos a acumular substâncias tóxicas do oceano. A energia utilizada nos protestos contra a caça nas Ilhas Faroé seria mais sensata se direccionada ao aumento da poluição nos oceanos que ameaça a vida de todos.
As Ilhas Faroé têm autonomia no Reino da Dinamarca. As Ilhas não estão incluídas na adesão da Dinamarca à União Europeia. Assuntos relacionados com a indústria, a agricultura, o meio ambiente, a pesca e a caça de baleias estão sujeitos à autonomia das Ilhas Faroé.
Caso queira dirigir-se às autoridades das Ilhas Faroé a respeito da caça a baleias-piloto, o endereço de e-mail do Departamento de Assuntos Exteriores do Governo das Ilhas Faroé é mfa@mfa.fo
O endereço de e-mail do Departamento de Pesca e Assuntos Marítimos é fisk@fisk.fo
A ANIMAIS.O.S MOSTRA A VERDADE E NÃO ESTÁ APOIANDO DE FORMA ALGUMA ESTA MATANÇA, MAS JÁ PAROU PARA PENSAR QUE ELES MATAM UM ANIMAL QUE VIVEU ATÉ ESTE DIA EM LIBERDADE?
NOSSA ALIMENTAÇÃO É DIFERENTE, NÓS MATAMOS BOVINOS, CAPRINOS, SUINOS, AVES , ETC… MAS A DIFERENÇA ESTÁ NA LIBERDADE. OS “NOSSOS” VIVEM EM CATIVEIROS A VIDA INTEIRA E O DESTINO É A MORTE.
ELES VIVEM FELIZES ATÉ O DIA “D”? VOCÊ SABE DA VIDA QUE ESTES ANIMAIS LEVAM?
NÃO JULGUE OUTRA CULTURA SE VOCÊ SE ENCONTRA EM UMA DAS PIORES DO MUNDO!
FAÇA VALER COM EXEMPLO!
(Marcos Brandão -- Presidente Fundador ANIMAIS.O.S)
Fonte: Ministry of Foreign Affairs of Denmark”


por: Golfinhos são massacrados nas Ilhas Faroe

Brigitte Bardot apela à Dinamarca contra massacre de golfinhos nas ilhas Faroe

Sem comentários:

Enviar um comentário