quinta-feira, agosto 26, 2010

TOURADAS:A TRADIÇÃO DA TORTURA


Hoje trago um tema que me intriga, sempre me intrigou e origina sempre largos minutos de discussão: as touradas! Chamem-lhe lazer, tradição ou espectáculo mas eu chamo a isso uma autêntica e nojenta barbaridade cruel e ridícula. Com base em algumas pesquisas breves encontrei que:

“A tourada é um espectáculo tradicional de Portugal, Espanha e França, bem como de alguns países da América Latina: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala. O essencial do espectáculo consiste na lide de touros bravos através de técnicas conhecidas como arte tauromáquica(luta com touros)(…).Em Portugal as touradas foram proibidas no tempo do Marquês de Pombal, após uma em que faleceu uma grande figura nobiliárquica estimada pelo monarca D. José. Voltaram a ser permitidas anos mais tarde mas sendo proibidos os chamados touros de morte, onde o touro não pode ser morto em praça pública. Em 2002 a lei foi alterada para permitir os touros de morte em locais justificados pela tradição, como na vila de Barrancos.(…)Grupos de defesa dos direitos animais criticam a prática da tourada, pois consideram-na um acto de crueldade sem justificação que não se insere dentro das tradições humanistas.Em Portugal, quatro autarquias proibiram a realização de touradas nos seus concelhos, Viana do Castelo, Braga, Cascais e Sintra.”
 (in http://pt.wikipedia.org/wiki/Tourada)

Bendita a minha cidade que está incluída na pequena lista do BOM SENSO em não aplaudir tamanha estupidez!! Só é pena grande parte do seu povo ainda glorificar tais “eventos”.
Podem falar-me de tradição, podem falar-me de cultura, podem falar-me de investimento turístico…mas não me poderão nunca convencer de que o real é justo, e o absurdo invisível! BENDITOS OS TOUROS INSPIRADOS QUE PÕEM ALGUNS QUANTOS (embora poucos) NO ESTADO QUE MUITOS MERECEM. Pena não suceder o mesmo a quem procura, comercializa e incentiva essas iniciativas. 

Deixo aqui um pequeno vídeo que encontrei a respeito dessa barbaridade(não aconselhável a pessoas sensíveis!!




E termino com uma frase famosa e realista:
"Quanto mais conheço alguns seres humanos, mais admiro os animais"!!!





Fonte: VoaBaiEla

Sem comentários:

Enviar um comentário