sábado, agosto 21, 2010

Finlândia é o melhor país para se viver, Portugal o 27/o

Washington – Segundo um estudo da revista norte-americana «Newsweek», baseado em indicadores relativos à educação, economia, saúde e ambiente politico no periodo de 2008 e 2009, a Finlândia é o melhor país do mundo para se viver, Portugal aparece no 27/o lugar de uma lista de 100.

No ranking do «The World's Best Countries», da revista «Newsweek», a Finlândia aparece como o melhor país do mundo para se viver, seguida da Suíça e Suécia.

Segundo o estudo, nas cinco áreas avaliadas, o país nórdico figura na primeira posição no que respeita a Educação, com uma taxa de literacia de 93,4 por cento, no 17/o lugar quando avaliada a Saúde, quarto lugar na Qualidade de Vida, oitavo lugar no Dinamismo Económico e quinta posição no que refere o Ambiente Político.

Portugal figura no 27/o lugar na lista dos melhores do mundo, com uma pontuação final de 76,29 pontos, ocupando o 37/o lugar na Educação, 23/o na Saúde, 27/o na Qualidade de vida, 42/o no Dinamismo económico e 23/o no Ambiente político.

Os Estados Unidos estão em 11/o lugar, Alemanha em 12/o, Espanha 21/o e Grécia 26/o.

A Newsweek considera difícil comparar pequenos e grandes países, pois os primeiros têm, em geral, melhores condições de aumentar o bem-estar e por sua vez precisam de bem menos recursos para alcançar tal objectivo. Seis dos 10 países que estão entre os 10 são considerados pequenos.

Aqueles que ficaram no final da lista são os países que foram classificados com as piores condições de vida, onde diversos países do continente africano aparecem. O último lugar ficou com Burkina Faso. O Brasil aparece em 48/a. posição.

Fonte:Jornal Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário