sábado, abril 10, 2010

Protesto: Reclamam fim das touradas e legislação de protecção dos animais


Cerca de mil pessoas manifestaram-se este sábado em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa, exigindo ao Governo mais legislação que proteja os animais e o fim das touradas em Portugal, noticia a TVI.
Os participantes foram chegando a conta-gotas, mas acabaram por fazer a maior manifestação de sempre em nome da defesa dos animais.
A concentração foi feita à porta da praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, e o protesto seguiu depois em direcção à Assembleia da República.
«Aquilo que nós pretendemos é dizer ao legislador que os cidadãos estão muito descontentes pela forma como os animais são protegidos em Portugal», afirmou à TVI Rita Silva, presidente da Associação Animal.


Uma das pessoas presentes defendeu que o Governo devia proibir «as touradas e a caça». «Quando a humanidade virar vegetariana vão acabar todas as torturas. Infelizmente o homem consegue amar o cão e não ama uma vaca», afirma outra manifestante.

Esta manifestação contou ainda com a presença de uma nova força política, o Partido Pelos Animais (PPA). «É um protesto contra todos os maus-tratos e particularmente também queremos protestar contra a recente criação de uma secção de tauromaquia no conselho nacional de cultura», defende Paulo Borges, representante do PPA.


«Tortura é tortura, não é cultura», «tourada é cobardia», «tourada é cobardia» ou «onde há um touro a sofrer, há um coração a doer» eram algumas das frases apresentadas nos cartazes.






Mais de trezentas pessoas estão hoje à tarde a manifestar-se em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa, para exigir ao Governo mais legislação que proteja os animais e o fim das touradas em Portugal.



Manifestantes protestam contra a violência das touradas"Tradição não é justificação, é falta de instrução!", "torturar e matar merece castigo" e "já não somos primitivos" eram algumas da frases que se podiam ler em cartazes, enquanto "troque de lugar com os touros" e "todos diferentes, todos animais" eram algumas das opções nas 't-shirts'.
 "O que pretendemos dizer ao legislador e ao Governo é que os cidadãos estão muito descontentes com a forma como os animais estão protegidos em Portugal e exigem mais proteção legislativa", afirmou aos jornalistas Rita Silva, presidente da Animal, associação que convocou o protesto.
Maria João Oliveira, uma das manifestantes, veste uma camisola onde se pode ler "salva os touros dos toureiros". Considera que este é um protesto "bastante válido": "Os animais não estão protegidos em termos de legislação".
"A evolução da sociedade também se vê pela forma como se tratam os animais", acrescentou, revelando ter tido conhecimento do protesto através das redes sociais.
Já Cristina, presente nas marchas e manifestações há vários anos, diz que em Portugal os animais só têm valor "enquanto património de alguém", reclamando, por isso, mais legislação.
Critica ainda  a recente criação pelo Ministério da Cultura de uma Secção de Tauromaquia: "É uma vergonha e uma ofensa".
Depois da concentração, os manifestantes vão seguir em marcha até ao Parlamento. É o caso de Diana, de 20 anos, que é contra a realização de touradas.
"Esse tipo de espetáculo é medíocre e retrógrada. Não tem de existir, muito menos com a desculpa de que é tradição", afirmou.
A presidente da Associação Animal espera que o protesto reúna "milhares de pessoas" durante a tarde, até porque "todos os grupos de proteção dos animais", de norte a sul, aderiram.
"É bastante expectável que cheguemos aos milhares e isso é uma muito boa mensagem a passar ao legislador", afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário