segunda-feira, abril 12, 2010

Controvérsia sobre o sofrimento dos touros


Controvérsia sobre o sofrimento dos touros
Estudo diz que o touro suporta melhor a dor do que outros animais. Activistas antitouradas criticam.
A manifestação que juntou sábado cerca de 400 pessoas no Campo Pequeno reavivou a polémica em redor das touradas. Defensores e críticos desdobram-se em argumentos. Enquanto uns defendem a tradição e um recente estudo apresentado em Espanha refere que o touro aguenta a dor a que é submetido, outros lutam pela mudança de mentalidade que leve ao fim de um espectáculo que não hesitam em considerar de bárbaro.
No estudo espanhol, o veterinário Juan Carlos Illera explica como o touro tem uma capacidade de aguentar mais a dor do que outros animais. Refere ainda que nas touradas portuguesas, estes animais sofrem muito mais do que nas chamadas "tradicionais", ou seja, onde o touro é morto na arena.
É explicado que o touro produz uma hormona do stress - cortisol - que lhe permite combater o momento intenso da arena. O estudo indica que o touro sofre três vezes mais stress no transporte.
Não se fizeram esperar as respostas de quem é contra. Ainda em Espanha, o também veterinário José Enrique Zaldívar afirmou em entrevista ao site Anima Naturalis que o estudo "não tem validade científica" e que tem "grandes lacunas na metodologia científica". Termina realçando que "as conclusões são irreais".
Rita Silva, da associação Animal, considera que estudos como os de Illera comprovam que "a indústria está a cair" e que procura todo o tipo de justificação para não desaparecer. "Em Portugal temos um bom exemplo: existem praças desmontadas que são levadas para terras que nunca viram touradas. Há um desespero por encontrar espectadores", salientou ao DN.
A responsável acredita que a curto prazo as touradas vão terminar. "Os adeptos mais jovens têm normalmente familiares ligados à tauromaquia", disse, realçando que são cada vez mais as vozes contra, mesmo a nível político. Porém, o Ministério da Cultura criou uma secção de tauromaquia. "A ministra [Gabriela Canavilhas] é a favor das touradas. Agiu mediante os interesses pessoais e não da população como era suposto fazer", criticou.

Sem comentários:

Enviar um comentário