
A campanha Segunda sem Carne objetiva incentivar as pessoas a deixar de consumir carne, ao menos, uma vez por semana, tendo assim benefícios para sua saúde e a saúde do planeta. Ao diminuir o consumo de carne reduzimos, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. De quebra, ainda ajudamos a diminuir o rebanho bovino e sua emissão de metano – poderoso agente de efeito estufa.
67% dos animais criados para virar comida são criados em granjas “industriais”. Granjas industriais são fontes de crueldade e desperdício em escalas inimagináveis para a maioria de nós. Nelas são criados animais que ganham peso rapidamente por meio de uma alimentação não-saudável com alto teor protéico. Os animais vivem amontoados, estressados e, muitas vezes, em condições higiênicas insalubres.
A Campanha é também um convite a repensar nossa alimentação cotidiana, muitas vezes pobre em nutrientes pelo simples desconhecimento da variedade de hortaliças e verduras disponíveis. O consumo de comidas prontas, fast food ou similares, facilitou a vida altamente urbanizada dos grandes centros, diminuindo o tempo gasto com a alimentação. Mas o preço é alto e se reflete em nossa saúde e também nas experiências de sabor que perdemos.Motivando mudanças pela música
Você tem talento musical? Então pode escrever uma canção falando das razões de ser vegetariano ou vegano? Se tiver talento…
O Sir Paul McCartney está pedindo canções para promover a ideia da “Segunda-feira sem carne” por todo o mundo. Veja:
Pode ser que a música possa motivar as pessoas a mudar o hábito de consumir carne? Segundo essa campanha, o objetivo é motivar as pessoas que nem pensam em ser vegetarianos a desistirem da carne durante um dia na semana.
Pois bem, se sete pessoas não consomem carne, vai ser como se, no lugar dessas pessoas que aderiram à campanha, existisse uma pessoa totalmente vegetariana, não é? Mas o ideal seria que uma pessoa banisse completamente o consumo da carne, então… devemos apoiar essa campanha de ter mais pessoas desistindo da carne só por um dia da semana?
Na minha opinião, a resposta é “sim” porque, se uma pessoa desiste um dia, vai começar a mudar um hábito e vai saber que é possível sobreviver sem carne. E também, se a pessoa decidir fazer uma mudança porque está ampliando a visão e a consciência, pode ser que ela esteja dando os primeiros passos a caminho do vegetariansimo total.
Para algumas pessoas, a ideia de desistir da carne completamente parece impossível e inatingível, e elas precisam saber que pouco é melhor que nada. Para outras pessoas, a decisão de não consumir carne acontece em um passo só: é quando são motivadas a parar completamente o consumo de carne. Um dia, comem carne, leem ou veem alguma materia e, depois, tomam a decisão de parar de consumir carne naquele mesmo dia.
Com a maioria das pessoas com quem eu tenho falado, o caminho para o vegetarianismo acontece pouco a pouco, começando a eliminar a carne de um animal, depois de outro, normalmente porque elas obtêm informações e aprendem mais sobre o assunto e, assim, decidem também desistir de outro animal no prato.
Gostaria que esse processo fosse imediato, que eu pudesse dizer que fiquei vegana em um dia só, mas a verdade é que parei de consumir porcos no sétimo passo porque havia lido sobre vermes; depois decidi parar de comer “carne vermelha” de vacas por causa de razões de saúde; depois frangos porque vi um programa na televisão sobre a maneira como eles os matam e também sobre a contaminação. Quanto mais eu compreendia, menos eu consumia produtos animais, até que decidi ser completamente vegana.
Com essa campanha “Segunda-feira sem carne”, as pessoas podem participar de um novo movimento que se propaga pelo globo. A estratégia é usar a criatividade para motivar as pessoas a se unirem para uma meta boa e universal.
Historicamente, a música tem sido uma ferramenta forte para conscientizar as pessoas. Tem canções que falam de possibilidades, mudanças, metas universais, um mundo melhor, revolução; e agora, teremos também músicas que falam sobre como podemos salvar os animais, nós mesmos e o planeta, por meio de uma dieta sem carne!
Sei que com essa música, todos os nossos corações vão querer dançar!! Conheçam algumas canções:
Sem comentários:
Enviar um comentário