domingo, março 07, 2010

Segunda sem Carne




A campanha Segunda sem Carne objetiva incentivar as pessoas a deixar de consumir carne, ao menos, uma vez por semana, tendo assim benefícios para sua saúde e a saúde do planeta. Ao diminuir o consumo de carne reduzimos, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. De quebra, ainda ajudamos a diminuir o rebanho bovino e sua emissão de metano – poderoso agente de efeito estufa.

67% dos animais criados para virar comida são criados em granjas “industriais”. Granjas industriais são fontes de crueldade e desperdício em escalas inimagináveis para a maioria de nós. Nelas são criados animais que ganham peso rapidamente por meio de uma alimentação não-saudável com alto teor protéico. Os animais vivem amontoados, estressados e, muitas vezes, em condições higiênicas insalubres.
A Campanha é também um convite a repensar nossa alimentação cotidiana, muitas vezes pobre em nutrientes pelo simples desconhecimento da variedade de hortaliças e verduras disponíveis. O consumo de comidas prontas, fast food ou similares, facilitou a vida altamente urbanizada dos grandes centros, diminuindo o tempo gasto com a alimentação. Mas o preço é alto e se reflete em nossa saúde e também nas experiências de sabor que perdemos.







Motivando mudanças pela música





Você tem talento musical? Então pode escrever uma canção falando das razões de ser vegetariano ou vegano? Se tiver talento…
O Sir Paul McCartney está pedindo canções para promover a ideia da “Segunda-feira sem carne” por todo o mundo. Veja:




Pode ser que a música possa motivar as pessoas a mudar o hábito de consumir carne? Segundo essa campanha, o objetivo é motivar as pessoas que nem pensam em ser vegetarianos a desistirem da carne durante um dia na semana.
Pois bem, se sete pessoas não consomem carne, vai ser como se, no lugar dessas pessoas que aderiram à campanha, existisse uma pessoa totalmente vegetariana, não é? Mas o ideal seria que uma pessoa banisse completamente o consumo da carne, então… devemos apoiar essa campanha de ter mais pessoas  desistindo da carne só por um dia da semana?
Na minha opinião, a resposta é “sim” porque, se uma pessoa desiste um dia, vai começar a mudar um hábito e vai saber que é possível sobreviver sem carne. E também, se a pessoa decidir fazer uma mudança porque está ampliando a visão e a consciência, pode ser que ela esteja dando os primeiros passos a caminho do vegetariansimo total.
Para algumas pessoas, a ideia de desistir da carne completamente parece impossível e inatingível, e elas precisam saber que pouco é melhor que nada. Para outras pessoas, a decisão de não consumir carne acontece em um passo só: é quando são motivadas a parar completamente o consumo de carne. Um dia, comem carne, leem ou veem alguma materia e, depois, tomam a decisão de parar de consumir carne naquele mesmo dia.
Com a maioria das pessoas com quem eu tenho falado, o caminho para o vegetarianismo acontece pouco a pouco, começando a eliminar a carne de um animal, depois de outro, normalmente porque elas obtêm informações e aprendem mais sobre o assunto e, assim, decidem também desistir de outro animal no prato.
Gostaria que esse processo fosse imediato, que eu pudesse dizer que fiquei vegana em um dia só, mas a verdade é que parei de consumir porcos no sétimo passo porque havia lido sobre vermes; depois decidi parar de comer “carne vermelha” de vacas por causa de razões de saúde; depois frangos porque vi um programa na televisão sobre a maneira como eles os matam e também sobre a contaminação. Quanto mais eu compreendia, menos eu consumia produtos animais, até que decidi ser completamente vegana.
Com essa campanha “Segunda-feira sem carne”, as pessoas podem participar de um novo movimento que se propaga pelo globo. A estratégia é usar a criatividade para motivar as pessoas a se unirem para uma meta boa e universal.
Historicamente, a música tem sido uma ferramenta forte para conscientizar as pessoas. Tem canções que falam de possibilidades, mudanças, metas universais, um mundo melhor, revolução; e agora, teremos também músicas que falam sobre como podemos salvar os animais, nós mesmos e o planeta, por meio de uma dieta sem carne!
Sei que com essa música, todos os nossos corações vão querer dançar!! Conheçam algumas canções:





Fonte: ANDA

Sem comentários:

Enviar um comentário